Apesar de estar sendo fritado pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) desembarcou nesta sexta-feira (31) em Brasília, afirmando que não pretende deixar o governo.
Continua depois da publicidade
Segundo deputado federal com melhor desempenho nas urnas nas últimas eleições, Onyx não ficaria no sereno se tomasse a decisão de deixar o cargo no Palácio do Planalto. Ele tem mandato e poderia costurar a possibilidade de assumir a liderança na Câmara ou no Congresso. Mas, politicamente, o deputado gaúcho ficou refém do presidente.
Chutar o balde seria romper com uma narrativa que ele vem construindo desde que aderiu ao bolsonarismo junto ao próprio eleitorado. Ao contrário de Bebbiano e Santos Cruz, aliados fieis do presidente que foram defenestrados do Palácio, Onyx tem um patrimônio político a zelar e planos eleitorais para o futuro.
Por isso, o ministro está sendo aconselhado por assessores mais próximo a matar no peito e aguentar o período de fritura ou desenhar uma saída honrosa, com um deslocamento para outro ministério.
Continua depois da publicidade