Com Camila Faraco
O deputado Rodrigo Coelho (PSB-SC) usou o nome do novo partido que o presidente Jair Bolsonaro pretende criar, Aliança pelo Brasil, nas redes sociais para falar sobre a renovação para a prefeitura de Joinville e medir a reação dos eleitores.
Continua depois da publicidade
No Twitter, Coelho escreveu: "Para os que estão satisfeitos com a atual gestão, é só digitar 15 nas eleições do ano que vem. Para os que acham que nossa cidade pode mais, o momento é de união: precisamos construir uma #ALIANÇA por Joinville".

Um usuário respondeu ao tweet: "deputado, entendi o recado". O 15 que Rodrigo Coelho se refere é o número do MDB, partido do atual prefeito Udo Döhler – seu desafeto político.

Coelho, que está suspenso do PSB por ter votado a favor da reforma da Previdência, nunca escondeu a proximidade e admiração ao clã Bolsonaro. Poderá se tornar o primeiro parlamentar não oriundo do PSL a entrar na nova sigla, caso a legenda seja mesmo criada?
Continua depois da publicidade
Em post mais recente, o deputado reforça sua conduta independente: "Aprendi desde cedo que político, se quiser ter uma vida pública longa e de sucesso, precisa 'criar sua própria picada' e ter voo próprio. Independência leva à competência e faz bem para a democracia".
Vale lembrar que a lei eleitoral ainda não aceita candidaturas avulsas.
Procurado, Coelho não respondeu à coluna.