As eleições ocorrem em menos de dois meses, e o eleitor ainda não tem um quadro definitivo sobre todas as candidaturas à Presidência da República. O fator Lula é a grande incógnita para a população. Na letra fria da lei, o ex-presidente não poderia ter sua candidatura homologada. Mas até isso ocorrer há uma batalha jurídica liderada pelo PT, que pretende prolongar pelo máximo de tempo possível o nome de Lula como candidato. Para os dirigentes do partido, toda essa exposição ajudaria o substituto Fernando Haddad na chamada transferência de votos.

Continua depois da publicidade

Do outro lado, estão os adversários do petista que tentam tirá-lo da jogada o quanto antes, afinal ele seria um dos candidatos favoritos. Não à toa que até o final da tarde de ontem, seis pedidos de impugnação da candidatura de Lula haviam sido protocolados no Tribunal Superior Eleitoral. E é justamente no TSE que todas as atenções estarão voltadas nos próximos dias. Na eleição mais atípica dos últimos anos, o eleitor merece uma decisão célere e bem embasada, respeitando os prazos legais.

Qualquer atropelo pode ser usado como justificativa pelo PT para fortalecer o discurso de perseguição.

 

Faca na bota

“Ciro não é briguento, ele é brigão. E eu também sou, por princípios, valores, ideias. Somos veementes”. A frase é da senadora Kátia Abreu ao defender seu colega de chapa à Presidência, Ciro Gomes (PDT), conhecido pelo temperamento, às vezes, explosivo. A senadora ainda comentou que os eleitores estariam cansados de político educadinho, anjinho e que fala tudo certinho.  

Continua depois da publicidade

Veja também as publicações de Moacir Pereira e Upiara Boschi

 

Contra caixa 2 

O eleitor pode fazer denúncias de suspeitas de doações ilegais para candidatos e irregularidades nas campanhas eleitorais pelo aplicativo Contra Caixa 2, da OAB Nacional. Depois de analisadas, as denúncias são remetidas ao TRE do Estado correspondente para, se for o caso, um processo ser instaurado.  

 

Catarinafest 

Começa hoje em Brasília a 2ª edição do Catarinafest com uma apresentação da escola de teatro Bolshoi no Brasil, de Joinville. Até o dia 26 de agosto o turismo e a cultura de Santa Catarina serão divulgados no evento que contará com apresentações de grupos folclóricos, bandas alemãs e mini Oktoberfet, entre outros.   

 

Saúde

Presidente da Frente Parlamentar de Prevenção do Câncer da Câmara, Carmen Zanotto (PPS-SC), participa hoje de audiência para tratar do assunto na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. A ideia é analisar se está sendo cumprida na região a lei que obriga atendimento pelo SUS em até 60 dias após o diagnóstico do câncer. A implantação do tratamento de radioterapia em Itajaí, que pode acabar com a necessidade de pacientes irem a Florianópolis, também será discutida.

 

Leia outras publicações de Carolina Bahia