O governo Bolsonaro corre contra o tempo para lançar um novo programa social até o final deste ano. Os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, da Cidadania, Osmar Terra, e da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, se reuniram na manhã desta sexta-feira (15) de feriado da Proclamação da República para começar a desenhar as principais ações. À coluna, o ministro Onyx adiantou que serão medidas voltadas para crianças.
Continua depois da publicidade
Depois da aprovação da reforma da Previdência, o Ministério da Economia começou a encaminhar ao Congresso outros projetos de ajustes na máquina pública. São iniciativas duras, que atingem os servidores públicos federais, como a mudança nas regras de estabilidade. Até mesmo o programa lançado para gerar vagas de trabalho para os jovens tem um ponto impopular: a cobrança de um pedágio do seguro desemprego para financiar o emprego de pessoas de 18 a 29 anos.
Para amenizar o impacto dessas medidas, o governo quer criar uma marca na área social. Essa seria também uma resposta às críticas do ex-presidente Lula à falta de atenção da atual administração com os mais pobres.
Continua depois da publicidade