O governo Temer não quer e não tem condições políticas de começar 2018 comprando mais uma briga. Por isso, resolveu desistir – pelo menos, por enquanto – de levar adiante a Proposta de Emenda Constitucional sobre a regra de ouro que começaria a tramitar no Congresso. É o primeiro recuo de Michel Temer neste ano, que tem o mandato marcado por balões de ensaio. Mexer na regra que impede a emissão de dívida para pagamento de despesas correntes já estava sendo encarado como uma maneira de dar uma curva na lei, livrando os administradores de responderem pelos tropeços fiscais. Diante da reação negativa do mercado, Henrique Meirelles (Fazenda) foi o primeiro a pular do barco, seguido por Rodrigo Maia. O presidente da Câmara chegou a dizer que o assunto não será mais tratado. De olho na candidatura à Presidência da República, Meirelles e Maia não quiseram assumir a paternidade da conveniente mudança na lei. Sozinho, Temer também se negou a bancar a mudança. Ninguém quer ser enquadrado no crime de responsabilidade fiscal, mas reconhecem que o quadro é feio para 2019.
Continua depois da publicidade
DE LONGE
Ex-ministro da Justiça e advogado da ex-presidente Dilma Rousseff no processo de impeachment José Eduardo Cardozo estará fora de Porto Alegre durante o período de julgamento de Lula. Cardozo se dedica a uma pós em direito administrativo na Universidade de Salamanca, na Espanha. Ele só retorna ao Brasil no dia 2 de fevereiro.
RECORDAR É…
Há um ano e três meses, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, liderava uma reunião sobre segurança pública no Itamaraty com a presença dos presidentes da República, Michel Temer, e do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), além de autoridades na área de segurança, como o ministro Raul Jungmann (Defesa). Nesta segunda-feira, ela foi até Goiás, mas não conseguiu entrar em um presídio controlado por facções. O problema só piorou.
IRRITAÇÃO
Deputados de partidos aliados, mas que não foram fieis a Temer na votação das denúncias, reclamam que já começou a distribuição de ambulâncias do Ministério da Saúde para os parlamentares que ajudaram a enterrar as denúncias contra o presidente. A irritação é com as fotos e os textos nas redes sociais dos contemplados com o regalo.
FRASE
“Minha missão esse ano é tentar motivar as pessoas a que votem com muita consciência. Eu jamais vou ser salvador da pátria e o que vai acontecer na minha vida eu também não sei”,
Continua depois da publicidade
do apresentador Luciano Huck, que não confirma se pretende ser candidato à Presidência da República, mas está fardado.