Está claro para os aliados de Michel Temer que as investigações da Polícia Federal avançam e que a conclusão da Procuradoria-Geral da República pode ser, sim, pela apresentação de mais uma denúncia. Mas o Palácio do Planalto conta com o tempo.

Continua depois da publicidade

O ministro Luís Roberto Barroso autorizou mais 60 dias para que a PF conclua os trabalhos da investigação do decreto dos portos, prazo que se encerra no início da campanha eleitoral. Sem força política para apoiar um sucessor, Temer se oferece para o PSDB. A questão, agora, é que não é negócio para Geraldo Alckmin começar a campanha de braços dados com um presidente impopular. É claro que os tucanos não podem apagar o passado: participaram ativamente do impeachment e do governo Temer, inclusive comandando ministérios de peso. Mas, se depender de Alckmin, ele evitará tocar no assunto. Tem tucano, no entanto, argumentando que uma chapa Alckmin-Meirelles não pegaria tão mal.

Sem nome para defender o seu legado, com dificuldade em aprovar a pauta econômica no Congresso e com a PF nos calcanhares, o menor problema de Temer é o mergulho de Marcela no Lago Paranoá.

A primeira-dama pulou na água para salvar o cachorrinho e não contou nem com a servidora que a acompanhava para ajudar.

 

Continua depois da publicidade

Crise carcerária

O CNJ quer concluir ainda este mês o Banco Nacional de Monitoramento de presos. A integração dos dados de todo o país é considerada fundamental para tentar enfrentar um dos principais problemas da área de segurança, a crise carcerária. Mais de 90% dos dados do Judiciário catarinense já estão no sistema. A iniciativa é defendida pelo grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional catarinense. 

 

Foro privilegiado

A decisão do STF de restringir o foro privilegiado para deputados e senadores abriu caminho para novas interpretações. O ministro do STJ Luis Felipe Salomão determinou que uma ação penal do atual governador da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho (PSB), seja enviada à Justiça do Estado. Durante o julgamento no Supremo, alguns ministros já tinham alertado que era necessário eles voltarem ao assunto e ampliar o alcance do foro. 

 

Vaquinha

Candidatos à eleição deste ano se preparam para começar a campanha da vaquinha virtual a partir do dia 15 de maio. Somente sites registrados na Justiça Eleitoral poderão participar da arrecadação, prestando serviço aos candidatos. O dinheiro só poderá ser usado depois que as candidaturas forem homologadas. Quem desistir, terá que devolver os recursos.

 

Frase

“Às vezes um recibo eleitoral, uma transferência bancária ou aquilo que formalmente é uma contribuição eleitoral, na sua natureza, é lavagem de dinheiro. O pagamento de propina muitas vezes é por meio de uma contribuição eleitoral”.

Continua depois da publicidade

Marcelo Bretas, juiz da Lava-Jato no Rio de Janeiro, ao afirmar que a Justiça Eleitoral não tem estrutura para julgar crimes de corrupção

 

Leia também as publicações de Upiara Boschi