A confusão gerada com a indicação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) ao Ministério do Trabalho ainda expõe o governo Temer. A Advocacia-Geral da União (AGU) teve de recuar após o anúncio de que iria ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão que impediu a posse da filha de Roberto Jefferson. O receio do Planalto era de que a presidente Cármen Lúcia negasse o recurso ou então submetesse o assunto ao plenário, adiando a decisão para fevereiro, após o recesso.
Continua depois da publicidade
Agora, o veredito está nas mãos do TRF-2, que também contou com capítulos de novela mexicana: o caso foi encaminhado para um desembargador. Só esqueceram que ele está em férias. O presidente Michel Temer não toma as rédeas da situação porque não quer se indispor com o PTB, mas o comandante do país deveria dar um ponto final nessa história e escolher outro nome. O partido não dá sinais de indicar outra pessoa e, apesar de todo o desgaste em torno de seu nome, nem a própria Cristiane quer abrir mão de se tornar ministra. Enquanto isso, mais uma vez a Justiça terá de decidir algo que é de competência do Executivo.
APOIO
A bancada do PT no Senado deve comparecer em peso ao julgamento de Lula no TRF-4, em Porto Alegre. Só o senador Paulo Rocha (PE) ainda não confirmou, pois há uma possibilidade de ele participar de ato a favor do ex-presidente em Recife. A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdo B, já confirmou presença. Os deputados catarinenses Pedro Uczai e Décio Lima também estarão na capital gaúcha.
Continua depois da publicidade
ELEIÇÕES
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estará hoje em Florianópolis. Ele participa de um almoço com o governador Raimundo Colombo. Maia vem conversando com lideranças dos partidos do chamado Centrão, como PP e Solidariedade, possíveis aliados para concorrer à Presidência da República.
TORCIDA ORGANIZADA
Lideranças de entidades ligadas a magistrados da Justiça do Trabalho não escondem que aguardam ansiosas pelo dia 25 de fevereiro, quando terminará a gestão do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Martins Filho. A defesa que ele faz da reforma trabalhista é criticada nos bastidores. Antes de deixar o comando da Corte, no entanto, o ministro estará à frente do processo de revisão das súmulas que irão nortear decisões de juízes trabalhistas em todo o país.
FRASE
“2,95: a menor taxa da inflação desde 1998. É para comemorar, sim! Precisamos continuar nessa luta, porque inflação baixa mostra que o país se recupera.”
Do presidente Michel Temer comemorando nas redes sociais a inflação abaixo de 3%
Leia todas as publicações de Carolina Bahia