Para ser completa, a reforma a ser votada pelo Congresso precisa contemplar também a Previdência dos Estados. Não é preciso ser um golden boy da equipe do ministro Paulo Guedes (Economia) para saber que se os governadores não alcançarem um equilíbrio mínimo das suas contas públicas, o país não conseguirá se recuperar a pleno.

Continua depois da publicidade

O problema é que há deputados que não querem assumir o desgaste com as corporações nos Estados. O parlamentar topa aprovar idade mínima para o regime geral e regras mais duras para servidores federais, mas quer ficar com fama de herói para os grupos locais. É por isso que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), resolveu pedir coerência.

Por mais que os Estados precisem da reforma, os deputados das respectivas bancadas estão fazendo discurso para derrubar as mudanças nas aposentadorias.

Maia quer aproveitar esse desespero para tentar angariar um maior apoio à votação em plenário. O Planalto ainda não tem os votos necessários para aprovar a reforma. Difícil é governador conseguir enquadrar deputado.

Glória

Momentos antes do início da votação da MP do combate à fraude no INSS, o senador Major Olímpio (PSL-SP) não escondia a insegurança sobre o quórum. Questionado pela coluna se seria possível garantir a votação, ele brincou: 

Continua depois da publicidade

— Já rezei para tudo que foi santo!

Segundou

Os três senadores catarinenses estavam em plenário para a votação da MP da fraude no INSS. Assessores nos gabinetes passaram o dia registrando ligações de eleitores sobre a presença do parlamentar em Brasília. Afinal, deputado e senador é eleito para estar em plenário, não interessa o dia. 

Leia também: "Estamos mobilizando os senadores", diz Bolsonaro sobre MP do pente-fino no INSS

Carinhos

Parlamentares da bancada ruralista foram chamados para uma conversa nesta segunda-feira (3), no final da tarde, com o presidente Jair Bolsonaro. Presidente da Frente Parlamentar, Alceu Moreira (MDB), praticamente desembarcou do avião para o encontro no Palácio do Planalto. Na pauta, Código Florestal e reforma da Previdência. Na semana passada, o encontro da bancada foi com Rodrigo Maia.