*Por Silvana Pires, interina
A liberação do ex-presidente Lula para participar do funeral do neto Arthur – um guri de apenas sete anos – nos trouxe à tona, mais uma vez, o pior do que há nas redes sociais: o ódio e a falta de empatia. Protegidas pela falta do olho no olho, as pessoas estão cada vez mais dizendo o que lhes vêm à cabeça sem pensar no que o outro está passando, sem tentar se colocar no lugar. A internet foi inundada com comentários maldosos, cheios de ódio. Por outro lado, até adversários políticos mostraram empatia e se solidarizaram com o que o ex-presidente estava passando. Ao ironizar a saída de Lula, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) não se deu conta a tempo do quão complicada era a situação. Ao ver que pisou na bola, voltou às redes sociais para dizer que quando foi perguntado se Lula deveria sair da cadeia respondeu que não, mas que era óbvio que a morte de uma criança é lamentável e indesejável. E pediu para que as pessoas “não misturem as coisas”. Infelizmente, é justamente o que se vê hoje em dia nas redes sociais. Nenhuma posição política-ideológica deveria nos tornar irracionais a ponto de comemorarmos a morte de alguém.
Continua depois da publicidade
Nostalgia
Diante do pedido da direção do PT, a militância organizada não foi ao enterro do neto de Lula. Mas, ao saber que o ex-presidente deixaria a prisão, centenas de apoiadores foram até o cemitério, em São Bernardo. Muitos lembravam com nostalgia do governo do petista, comparando preços de alimentos, índices de desemprego e de acesso da população pobre ao ensino superior. Não adiantou pedir silêncio em respeito à família, bastou o ex-presidente chegar para uma onda de gritos de “Lula livre”.
Município Cidadão
Na onda da pauta positiva, o ministro Osmar Terra (Cidadania) quer lançar ainda em março o selo Município Cidadão. Prefeitos que conseguirem implementar sete medidas do programa ganharão um prêmio em repasse de recursos, mais o selo de qualidade. O Programa Primeira infância, contraturno nas escolas públicas, cursos profissionalizantes para jovens, festival de artes e olimpíadas com cinco modalidades esportivas são as metas para o prêmio. O ministro garante que haverá repasse de recursos e apoio federal para a implementação das medidas.
13º do Bolsa Família
O presidente Jair Bolsonaro pretende confirmar também em março o pagamento do 13º salário para os integrantes do Bolsa Família. A conta já está fechada e acertada com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Continua depois da publicidade
Desespero
O filósofo Olavo de Carvalho, considerado o guru político do governo Bolsonaro, pede ajuda para arrecadar dinheiro. Em uma mensagem no Facebook, ele afirma que tem uma dívida “monstruosa” de despesas médicas e impostos. Roxane, esposa do filósofo, contou à coluna que as contas são do período em que ele esteve hospitalizado, mas não deu mais detalhes. Eles moram nos Estados Unidos.
Frase
“A sociedade brasileira está farta do aumento da insegurança pública.”
Do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em decisão quu negou pedido de habeas corpus a presos em regime diferenciado.