O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) irá retirar seu nome da disputa à presidência da Câmara. Nesta quarta-feira (23), ele anunciou que irá apoiar a candidatura do gaúcho Marcel Van Hattem (Novo) – deputado federal mais votado no Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
O acordo foi definido durante reunião na noite de terça-feira (22), em Brasília.
Kim é do mesmo partido do atual presidente, Rodrigo Maia, que tenta a reeleição, e é tido como favorito.
A disputa conta ainda com o nome de outro gaúcho, o deputado Alceu Moreira (MDB). O parlamentar não tem apoio formal do MDB, até o momento,e outro nome do partido também está na corrida à presidência, o atual vice-presidente, Fábio Ramalho (MG).
Em entrevista à repórter Kelly Matos, Marcel afirmou que a decisão de concorrer à presidência da Câmara tem relação com o movimento que o tornou o deputado federal mais votado do Rio Grande do Sul em 2018: atender ao eleitor cansado da política tradicional e dos mesmos agentes no comando do Congresso há décadas.
Continua depois da publicidade
— É um movimento que veio das ruas, em sintonia com quem quer uma política mais transparente. Nós percebemos que muitos deputados eleitos em outubro estão procurando uma nova alternativa entre os candidatos. Por isso, o Novo decidiu lançar essa candidatura