Ao fazer um acordo com os caminhoneiros de afogadilho, sem pesar a real possibilidade de colocá-lo em prática, o governo Temer criou uma nova crise. O caos do desabastecimento terminou, mas ficou um imenso prejuízo para a economia e um pacote de medidas capenga, que precisa de adaptações para se tornar viável. 

Continua depois da publicidade

Apesar das bravatas, o desconto de R$ 0,46 no litro do diesel vai demorar um pouco mais para chegar na bomba e depende, também, do cálculo do ICMS sobre o novo valor. Mas o maior problema é o preço mínimo do frete. 

A correção da tabela pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é um remendo. Na Câmara, começa a tramitar a Medida Provisória que estabeleceu a tabela. Relator, o deputado Osmar Terra (MDB-RS) adiantou que mudanças podem ser implementadas, mas que o frete mínimo está garantido.

Veja também: Arrecadação de SC fica aquém do esperado

 

Continua depois da publicidade

MÁQUINA

Dois ministros desembarcam nesta sexta-feira (08) no Rio Grande do Sul para participar de uma entrega de máquinas agrícolas a prefeitos no Parque Assis Brasil. Serão mais de 500 máquinas, entre tratores, caminhões e retroescavadeiras para 343 cidades. Uma emenda de R$ 72 milhões foi liberada para a aquisição. Coordenador da bancada, o deputado Giovani Cherini (PR) confirma a presença dos ministros Carlos Marun (Secretaria de Governo) e Eliseu Padilha (Casa Civil). Parlamentares de olho na reeleição estarão presentes.

 

FALTOU AVIÃO  

No olho do furacão da polêmica do preço do frete, o ministro Blairo Maggi (Agricultura) desistiu de ir ao RS para a entrega de máquinas. Segundo a assessoria, não houve disponibilidade de avião da FAB e “como o serviço público é muito burocrático não tem como comprar passagens em cima da hora”.

 

FARPAS

O ministro Gilmar Mendes (STF) aproveitou o julgamento sobre o voto impresso para alfinetar o senador Lasier Martins (PSD-RS), que tem feito críticas a ele da tribuna: 

— Um outro senador, que parece que é especializado na Lei Maria da Penha, tem feito esse tipo de verbalização. Tem que resolver os seus problemas com a Justiça criminal. Ele não tem nada que fazer na Justiça Eleitoral.

Continua depois da publicidade

Na quinta-feira (07), Lasier voltou a pedir que o Senado desengavete pedido de impeachment contra Gilmar.

 

Leia outras publicações de Carolina Bahia