Governo mais impopular dos últimos tempos, a administração Michel Temer ainda tem a ilusão de fechar o mandato com chave de ouro. Às vésperas da eleição, anunciou uma lista de obras pelo país e o desejo de inaugurar empreendimentos que se arrastam há anos.
Continua depois da publicidade
O ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo) disse que o presidente até poderia participar de alguns eventos. A pergunta é: quem estará lá para bater palmas? Temer foi abandonado nesta eleição até pelos seus ex-ministros.
Escolhido como candidato do MDB à presidência, Henrique Meirelles teve um desempenho pífio nas urnas. Não bastasse o fracasso político, tem a parte jurídica. A Polícia Federal indiciou o presidente no processo do decreto dos portos.
A imagem que ficará de Temer é a de um político enrolado. Quanto ao projeto Chave de Ouro, há obras, como o Centro de Eventos de Balneário Camboriú e o Centro de Educação Integral de Bombinhas.
Continua depois da publicidade
Obras
As duas obras catarinenses que estão no projeto Chave de Ouro já têm data de inauguração. O Centro de Eventos de Balneário Camboriú deve ser entregue no dia 15 de dezembro, mas não conta com dinheiro novo.
Segundo o secretário de Turismo Miro Teixeira, no mês passado o governo federal anunciou os R$ 16 milhões restantes para concluir a obra. Já o Centro de Educação Integral de Bombinhas vai ser inaugurado em 19 de dezembro. O prefeito Paulo Henrique Müller afirmou que a estrutura já está com dinheiro garantido, mas vai usar os R$ 4 milhões que vai receber do governo federal para mobiliar a escola.
Transição
O Palácio do Planalto aguarda visita do presidente eleito na próxima terça-feira. Assessores do presidente Michel Temer organizam agenda do emedebista para reunião já nos primeiros dias da próxima semana.
Se eleito, Jair Bolsonaro (PSL) deve desembarcar em Brasília na terça-feira para um primeiro encontro sobre a transição. O novo presidente tem direito a indicar até 50 pessoas neste primeiro momento
Continua depois da publicidade
Pesca de arrasto
O secretário nacional da Pesca, Dayvson Franklin de Souza, desembarca sexta-feira no Estado para tratar da lei que restringe a pesca de arrasto no litoral gaúcho. Ele terá uma reunião às 14h30 no Sindicato dos Armadores e Indústrias da Pesca de Itajaí e Região. O objetivo do governo é discutir a legalidade da lei gaúcha, que criou um embate entre os pescadores.
Trabalho
A indústria catarinense abriu 13.317 novos postos de trabalho em 2017. O resultado é o melhor da Região Sul. Enquanto o Paraná criou 780 novas vagas, o Rio Grande do Sul fechou 15.745 postos de trabalho. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Frase
O Brasil é hoje uma democracia consolidada e irreversível. Qualquer que seja o resultado das urnas, todas as perturbações da eleição serão superadas. – Ex-presidente José Sarney ao comentar o atual momento político do país.
Leia também:
Vereador Bruno Souza chama de “terrorismo” ato em defesa à democracia na Udesc
Hercílio Luz ocupa último lugar em pesquisa de satisfação com aeroportos do país