Deputados da base de apoio do governo comentam pelos corredores da Câmara que, de uma hora para outra, os ministérios voltaram a dar atenção aos parlamentares. Respostas aos pedidos de liberação de recursos, cargos, audiências estão mais ágeis, a exemplo do que ocorria na época da apresentação das duas denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer. Não há indicativo concreto da PGR de que uma terceira denúncia esteja sendo gestada. Mas para se vacinar, o governo prepara uma campanha sobre o desempenho da economia. O presidente também planeja um pronunciamento, ressaltando o chamado legado. Com a impopularidade cristalizada em 70% de reprovação, se de fato ocorresse uma terceira denúncia, Temer teria imensas dificuldades para se salvar. O que conta a favor dele é o tempo curto antes das eleições, o que pode comprometer um movimento consistente da PGR.
Continua depois da publicidade
OS NOMES DO PP
O deputado Esperidião Amin (PP) puxou a orelha da coluna e com razão. Na nota Alerta, publicada ontem, faltaram os nomes dos deputados federais do PP que tiveram as denúncias da Procuradoria- Geral da República negadas pela 2ª Turma do STF. São eles: José Otávio Germano (RS) e Luiz Fernando Faria (MG). José Otávio, no entanto, já é réu em outra ação, também envolvendo a Lava-Jato.
Continua depois da publicidade
Leia também as colunas de Moacir Pereira e Upiara Boschi
ANIMANDO
No jantar com a bancada do PMDB, em um restaurante em Brasília, o presidente Temer falou dos indicadores econômicos e do que ele chamou de conquistas do governo. De acordo com um parlamentar, ele tentou “animar” os peemedebistas que prestigiaram o evento. Sobre o índice de 70% de desaprovação do governo, ele preferiu não comentar.
Casa da Mulher
A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina, Romanna Remor, tem reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, hoje e pedirá apoio na construção da Casa da Mulher Brasileira no Estado. O projeto foi anunciado em 2015, mas nunca saiu do papel. Além disso, a secretária participa, em Brasília, de reuniões com representantes de todos os Estados para discutir o acolhimento dos imigrantes venezuelanos.
FRASE
"Nada termina sem embargos de declaração, mas faz parte da cultura procrastinatória que se criou no país."
Luís Roberto Barroso, ministro do STF ao criticar o excesso de recursos na Justiça
Veja também:
MPF diz não ser viável regras diferenciadas para visitas a Lula
Alckmin: acho que nós vamos crescer; campanha para valer é a partir de julho