Integrantes da Associação dos Juízes Federais (Ajufe) que chegaram a apoiar a ideia de paralisação em razão do fim do auxílio-moradia só podem viver em uma bolha. Em tempos de combate aos privilégios e descontentamento com a morosidade da Justiça, uma eventual greve não poderia ser mais impopular. A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, marcou para o dia 22 de março o julgamento que trata do fim do privilégio, provocando esse movimento.
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo, tramita no Congresso proposta sobre o teto do funcionalismo, eliminando penduricalhos como o auxílio-moradia no valor de R$ 4.378,00. A ideia é acabar com o benefício para integrantes do judiciário e do Ministério Público que já possuam residência na cidade onde trabalham. Medida, aliás, que poderia ser estendida a parlamentares e ministros do Tribunal de Contas da União (TCU).
Bola de cristal
Quem tem bola de cristal na bancada catarinense afirma que o PSD vai encolher no Estado, com a volta de políticos para o DEM. Eles vão aproveitar o período da janela partidária, entre março e abril.
Resistências
Continua depois da publicidade
O Conselho Nacional de Secretários de Justiça decidiu encaminhar nota oficial à Presidência da República contra a saída do Departamento Penitenciário (Depen) do Ministério da Justiça. A ideia do governo é abrigar o departamento no novo Ministério da Segurança.
Existe Plano B
Apesar do discurso da cúpula do PT, um plano B para as eleições deste ano que começa a ser desenhado por figuras bem próximas ao ex-presidente Lula. O jantar do ex-prefeito Fernando Haddad (PT-SP) com o Ciro Gomes, nome do PDT à Presidência da República, faz parte dessa estratégia.
Frase
“O Ministério da Fazenda é etapa cumprida. Estou cogitando agora essa possibilidade da Presidência. Dentro de 40 dias tomarei a decisão para tentar servir ao país de forma mais abrangente.”
Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, sobre eventual candidatura à Presidência da República.
Leia todas as publicações de Carolina Bahia
Veja também: