Enquanto o Congresso e o Palácio do Planalto estão em compasso de espera, o Supremo Tribunal Federal (STF) terá uma semana agitada em meio à Copa do Mundo. Hoje está na pauta da 2ª Turma o julgamento da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) – presidente nacional do PT – e do marido, o ex-ministro Paulo Bernardo. Os dois são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro em processo da Lava-Jato. Amanhã, o pleno deve retomar o julgamento que discute a possibilidade de delegados da Polícia Federal fechar acordos de colaboração premiada. O placar já tem maioria para permitir que a PF feche as delações. Esse julgamento poderá resolver uma antiga queda-de-braço entre PF e Ministério Público. Para encerrar, o ministro Luiz Fux é relator do processo sobre o frete dos caminhoneiros e promove reunião amanhã.

Continua depois da publicidade

 

Confira também as publicações de Moacir Pereira

 

JORNADA

Continua depois da publicidade

A Comissão do Trabalho da Câmara resolveu comemorar um ano da reforma trabalhista lançando, no dia 19 de junho, a Jornada Brasileira de Relações do Trabalho. É uma série de seminários pelo Brasil, com o apoio institucional da Secretaria-Geral da Presidência da República. A organização, no entanto, está sob a responsabilidade de uma instituição de Natal (RN), o Instituto Brasileiro de Ensino e Cultura (Ibec).

 

PREÇO DA JORNADA

O evento sobre a reforma trabalhista conta com patrocínios públicos, como Correios e Caixa, e com patrocínios privados. Empresários relataram à coluna que cotas do evento foram oferecidas meses atrás. O coordenador-geral é o deputado Ronaldo Nogueira (PTB), ex-ministro do Trabalho, que será painelista.

 

DEFESA

Três testemunhas foram convocadas pela defesa de João Rodrigues (PSD-SC) para depor amanhã no Conselho de Ética da Câmara no processo que pode cassar o mandato de deputado. Serão ouvidos os ex-prefeitos de Pinhalzinho Anacleto Gallo e Darci Fiorini – que estava licenciado quando Rodrigues dispensou irregularmente licitação para compra de retroescavadeira em 1999, além do mecânico Ariberto Bertasso, responsável por receber e cuidar do equipamento na prefeitura. Darci é hoje vice-prefeito de Pinhalzinho.

  

REGRAS

Enquanto isso, a juíza do Distrito Federal Leila Cury determinou as condições em que o deputado João Rodrigues deve se comportar no regime semiaberto. Ele poderá sair do presídio da Papuda a cada 15 dias para receber a família em um apart-hotel em Brasília, mas está proibido de usar espaços “não essenciais à sobrevivência”, como piscina, churrasqueira, sauna e academia. O deputado também não poderá deixar a Câmara para almoçar fora com a família ou amigos, e nem recebê-los no horário de trabalho.

Continua depois da publicidade

Veja também: João Rodrigues não acredita na cassação

 

FRASE

“Esse Fernando Holiday é o capitãozinho do mato. A pior coisa que tem é um negro que é usado pelo preconceito para estigmatizar. Esse era o capitão do mato no passado.”

Ciro Gomes

Pré-candidato à presidência do PDT, que havia prometido controlar as declarações polêmicas, ao falar sobre a possibilidade de uma aliança com partidos de centro-direita, como o DEM. Fernando Holiday é vereador pelo partido em SP.

 

Leia outras publicações de Carolina Bahia