Mais do que equivocada, a indicação de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho foi um erro político que leva o governo Temer a mais um desgaste desnecessário. Para fazer a vontade de José Sarney – que barrou a primeira indicação – e agraciar Roberto Jefferson, Michel Temer e o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) tiraram da cartola o nome da deputada federal, filha de Jefferson. Parecia uma jogada de mestre, que prometia assegurar ao Planalto a fidelidade do PTB, o primeiro partido a apoiar a reforma da Previdência. Antes mesmo da Agência Brasileira de Inteligência checar o histórico da parlamentar, a cerimônia de posse começou a ser organizada. O resultado foi um escândalo atrás do outro, começando pela dívida trabalhista até o contrato do gabinete com a empresa da tia de uma funcionária.

Continua depois da publicidade

Como o governo está se lixando para a opinião pública, ela iria assumir mesmo assim. Nem passou pela cabeça dos conselheiros de Temer um revés na Justiça. Mas a posse foi barrada. Uma derrota para o presidente da República que poderia ter sido evitada se houvesse um pouco de bom senso nessas indicações.  

Refém da tática fisiologista, de trocar cargos por apoio na Câmara, Temer começa mal 2018.

CRITÉRIO

Esse impasse com o PTB poderia servir de lição para os demais partidos aliados. O PRB ainda precisa indicar um nome para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Até o final de março, ministros do PP, PSDB, PR e PMDB deixarão as pastas para concorrer.

Continua depois da publicidade

EM SINTONIA

Se depender de colegas de governo e do comando do próprio partido, o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) não consolida a candidatura à Presidência da República. O ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, tem afirmado a lideranças regionais do PSD que apoiará o tucano Geraldo Alckmin. Kassab está de olho em uma aliança com o PSDB em São Paulo para o governo do Estado.

ATAQUE ESPECULATIVO

Tucanos poderosos saíram em defesa da candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência da República. Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes afirmou que “entre todos os aspirantes declarados, Alckmin é o de maior densidade eleitoral”. Aliado de Aécio Neves, o senador Antonio Anastasia (MG) aplaudiu.

FRASE

“Ela está pagando o preço por ser minha filha”, reclamava o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, desviando o foco da verdadeira polêmica envolvendo a deputada Cristiane Brasil.

 

Leia todas as publicações de Carolina Bahia

Leia também: 

O primeiro balão de 2018

A qualidade dos ministros