*Por Silvana Pires, interina
A cada dia a situação fica mais complicada em torno de Michel Temer. A bomba da vez é a reforma da casa da filha do presidente, Maristela, que teria sido paga em dinheiro vivo pela arquiteta Maria Rita Fratezi – mulher do coronel Lima, amigo de Temer e réu no quadrilhão do PMDB.
Continua depois da publicidade
Neste inquérito, a PGR denunciou também Michel Temer, Eliseu Padilha e Moreira Franco, mas a Câmara barrou a investigação. A reportagem da Folha de S.Paulo, além dos fatos dos últimos dias, deixa o clima tenso no Planalto. Na quinta-feira, Temer foi a São Paulo para agenda privada, marcada há uma semana, de acordo com o Planalto. Mas o real motivo seria uma reunião marcada às pressas com o advogado Antônio Claudio Mariz.
Com amigos e integrantes do grupo político de Temer réus por organização criminosa, uma investigação sobre irregularidades na edição do Decreto dos Portos e agora a reforma na casa da filha, não é de se estranhar que Temer esteja se armando contra uma eventual denúncia ao lado de seus advogados.
MISSÃO POLÍTICA
Continua depois da publicidade
Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Lindbergh Farias (PT-RJ) faltaram às sessões de terça-feira no Senado. Os dois estavam em Curitiba, participando de atos em defesa do ex-presidente Lula, preso na Superintendência da PF. Os senadores apresentaram ofício informando que estavam em missão política e, com isso, não terão a falta descontada. Esse é um dos motivos aceitos para isentar o parlamentar do corte no salário.
NEGADO
A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal negou pedido do deputado João Rodrigues (PSD-SC) para exercer as atividades de parlamentar durante o dia. Para a juíza Leila Cury não há como fiscalizar o trabalho do parlamentar, pois a rotina na Câmara Federal envolve um “alto número de atividades diárias”, e não permitiria o acesso livre dos agentes penitenciários que o acompanhariam no Congresso.
PERÍCIA
Mais de 10 mil catarinenses terão até o dia 4 de maio para agendar perícia médica no INSS. A convocação saiu na edição de ontem do Diário Oficial da União porque os beneficiários não foram encontrados por alguma inconsistência no endereço. Também estão na lista aqueles que perderam a perícia marcada. São 9.060 aposentados por invalidez e 1.518 beneficiários de auxílio-doença. Quem não realizar a perícia no prazo terá o benefício suspenso ou cancelado, dependendo da situação.
FRASE
“Tecnicamente difícil de engolir essa”.
Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República, ao comentar a decisão de enviar o inquérito contra Geraldo Alckmin (PSDB) para a Justiça Eleitoral de São Paulo, após ele perder o foro privilegiado.
Continua depois da publicidade
Leia outras publicações de Carolina Bahia
Veja também:
Reforma na casa da filha de Temer foi paga em dinheiro por mulher do coronel Lima, diz jornal
Amigos de Temer são réus em denúncia que aponta o presidente como “líder de organização criminosa”