O deputado catarinense Darci de Matos (PSD) lançou nesta quarta-feira na Câmara a Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários. O objetivo é criar proteção e segurança jurídica para que os profissionais possam exercer a atividade. São mais de 4,9 mil bombeiros voluntários em SC.
Continua depois da publicidade
Desses, 1,7 mil trabalham na corporação de Joinville, a mais antiga do Brasil, com 127 anos. Eles mantêm a estrutura da corporação com doações da comunidade – parte da tarifa da conta de energia elétrica é destinada para a causa – e convênios com estado e prefeitura. Ficam disponíveis 24h por dia para atender emergências, com oito ambulâncias e uma plataforma giratória com alcance de 54 metros orçada em um milhão de euros. Nenhum recebe salário.
PEC legitima trabalho
A principal reivindicação do grupo é reeditar a PEC 387/17, que cria corpos de bombeiros municipais através de convênio com bombeiros voluntários. Segundo o presidente da associação em Santa Catarina, Moacir Thomazi, o objetivo é deixar claro na Constituição que os voluntários podem fazer vistorias como os bombeiros militares, assim como já acontece em Joinville. Cento e dez municípios catarinenses não têm nenhum tipo de bombeiros. Os deputados do estado firmaram compromisso com o grupo de desarquivar a PEC.
Leia também: Bombeiros voluntários de SC têm recursos garantidos, mas valor abaixo do pedido
Continua depois da publicidade