A mais nova estratégia de campanha de Jair Bolsonaro (PSL) é voltar a artilharia contra Fernando Henrique Cardoso, aproveitando uma polêmica declaração do ex-presidente. Em recente entrevista, o tucano disse que não teria objeção a uma aliança do PSDB com o PT, em caso de um segundo turno contra Bolsonaro. O presidenciável quer aproveitar essa declaração para reforçar a imagem de única antítese a Lula, na ânsia de conseguir também os votos de centro.
Continua depois da publicidade
Bolsonaro ainda disse que Fernando Henrique é um defensor da liberação da maconha. O público que o acompanhava no encontro na Expointer, uma das principais feiras agropecuárias do país, em Esteio (RS), e lotou a entrada do local, aplaudiu a declaração. No encontro com os presidentes de sindicatos rurais, o discurso que mais agradou os produtores foi outro: a defesa do direito de propriedade e a posse de armas.
Ao final, líderes rurais saíram elogiando Bolsonaro e lembrando que foi o então presidente Fernando Henrique quem começou a discutir mais a fundo questões como reforma agrária. Ficou clara a intenção de Bolsonaro de minar o caminho de Geraldo Alckmin, mexendo em velhas feridas.
CASA CIVIL
No encontro de produtores rurais com Jair Bolsonaro, o candidato só cedeu a palavra duas vezes. Ele pediu que o deputado Onyx Lorenzoni (DEM) respondesse questões relacionadas ao plano de governo. À plateia, Bolsonaro repetiu que, se eleito, Onyx será seu chefe da Casa Civil.
Continua depois da publicidade
ESCALDADO
Condenado no Mensalão e na Lava-Jato, José Dirceu pretendia lançar seu livro de memórias primeiro em Brasília. Mas irá começar pelo Rio, na terça-feira, em função de o Congresso estar praticamente em recesso devido às eleições. Como conhece bem a Câmara e o Senado, perguntava para os jornalistas durante coletiva:
– Será que vai dar quórum?
PESCA DE ARRASTO
Pescadores catarinenses e empresários do setor se reúnem hoje com o secretário nacional da Pesca, Dayvson Franklin de Souza, em Brasília. Eles querem reverter a lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul que restringe a pesca de arrasto na costa gaúcha e diminui a área para os barcos de Santa Catarina. A estimativa do Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca de Itajaí e Região é de que a medida afete cerca de 100 embarcações catarinenses.
SAIA JUSTA
Henrique Meirelles negou que esteja escondendo Michel Temer de sua campanha à Presidência. Durante sabatina com os candidatos na Confederação Nacional da Agricultura, Meirelles falou que foi presidente do Banco Central no governo Lula e ministro da Fazenda no governo de “agora”. Questionado por não citar Temer, desconversou:
– O presidente Michel Temer é o presidente da República no momento. Isso não é desconhecido.”
Continua depois da publicidade
FRASE
Nós já produzimos esse desastre que aí está. Ou as pessoas não percebem que nós contribuímos com a vitimização do Lula?
Gilmar Mendes, ministro do STF ao afirmar que a vitimização de Lula seria responsabilidade do Judiciário e da imprensa.