O Banco Central divulgou nota confirmando que cédulas que tenham rabiscos, símbolos ou qualquer tipo de marcas não perdem seu valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede bancária. A instituição fez questão de se manifestar diante do alto número de mensagens nas redes sociais afirmando que cédulas com o carimbo “Lula Livre” não seriam aceitas pela rede bancária por orientação do próprio Banco Central.
Continua depois da publicidade
Leia também: As adesões a Bolsonaro em SC
Essa boataria começou depois que um vídeo com um homem carimbando “Lula Livre” em algumas notas viralizou na internet. A autoria deste vídeo é desconhecida e o PT nega que esteja fazendo qualquer campanha desse tipo.
Continua depois da publicidade
O Banco Central ainda ressalta que as notas descaracterizadas que forem recebidas pela rede bancária serão recolhidas. Ao mesmo tempo, o BC faz apelo para que as cédulas não sejam danificadas.
“O Banco Central incentiva a que as cédulas sejam preservadas, afinal a fabricação de cédulas e moedas gera custos para o país e sua reposição elevará ainda mais esse custo”, diz o texto.