A absolvição da presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal é um bálsamo para o partido do ex-presidente Lula, em um momento estratégico. Serve como um reforço para as críticas às delações premiadas e em defesa do processo no STF, que pede a suspensão da prisão de Lula. Questionada pelos próprios colegas, Gleisi enfrenta críticas internas em razão da falta de habilidade para fechar acordos regionais para a campanha eleitoral deste ano. Além disso, está sob pressão do grupo, que gostaria de ter um plano B consolidado para a candidatura à presidência. Apesar de todo o discurso de perseguição do PT, se ela fosse condenada no âmbito da Lava-Jato por corrupção e lavagem de dinheiro, ela ficaria ainda mais fragilizada para levar adiante um roteiro desenhado pelo próprio Lula. Com as atenções voltadas para os tribunais, o PT agora se concentra do julgamento da ação de Lula na próxima semana, que também será julgada pelos ministros da Segunda Turma, conhecida como Jardim do Éden.
Continua depois da publicidade
Veja também: Santa Catarina fecha maio com 4,4 mil demissões
Problema no avião de Pinho Moreira
Problemas no avião oficial cancelaram a viagem do governador Eduardo Pinho Moreira marcada para ontem em Brasília. A equipe do governador foi informada do problema quando estava a caminho do aeroporto. Moreira teria reuniões na Secretaria de Defesa Civil, no Ministério do Trabalho e na Secretaria de Governo para tratar de repasses para ações na Serra do Rio do Rastro e para o Sistema Nacional do Emprego (Sine). Não há previsão para nova viagem de Pinho Moreira a Brasília.
Continua depois da publicidade
Interrogatório de João Rodrigues
O Conselho de Ética da Câmara decidiu de última hora interrogar ontem mesmo o deputado João Rodrigues (PSD), no processo que pede a cassação do parlamentar por quebra de decoro parlamentar. Condenado por ter dispensado a licitação na compra de uma retroescavadeira quando era prefeito de Pinhalzinho, Rodrigues insistiu que é inocente. Durante sua defesa, reclamou:
– No momento em que o país passa por uma roubalheira sem tamanho, um único deputado preso no exercício do mandato por causa de uma assinatura? Esse é o país que vai pra rua bater panela e pedir Justiça? Esta Casa precisa reagir.
Apoio a João Rodrigues
João Rodrigues recebeu apoio do colega Sérgio Moraes (PTB-RS) durante a sessão do Conselho de Ética. Para Moraes, o que fizeram com o catarinense quando da prisão foi um “teatro”. E ainda reclamou do que estão fazendo com a classe política e acredita que “é hora de darmos um basta”. Moraes é aquele que causou polêmica ao dizer que se lixava para a opinião pública.
Veja também: Juíza proíbe João Rodrigues de frequentar piscina e churrasqueira em visitas à família
Continua depois da publicidade
Frase
“Não haveria por que retirar da Polícia Federal um dos mais importantes instrumentos de investigação, expressamente previsto pelo legislador. Agora não existem mais motivos para haver rusgas entre as instituições nesse sentido.”
Do presidente da Associação Nacional dos Delegados da PF, Edvandir Felix de Paiva, após o STF autorizar delegados da PF a fechar acordos de delação premiada.
Leia outras publicações de Carolina Bahia
Veja também as publicações de Moacir Pereira