Advogados de diferentes correntes aproveitam o período de recesso para preparar os seus processos para um período considerado estratégico. A partir de setembro, Antonio Dias Toffoli assume a presidência do Supremo Tribunal Federal no lugar da ministra Cármen Lúcia, ampliando as esperanças de quem sempre considerou a atual presidente refratária a determinados assuntos. Dos magistrados que militam a favor da mordomia do auxílio-moradia aos petistas que defendem a liberdade do ex-presidente Lula, todos acreditam que conseguirão tirar uma casquinha durante a presidência de Toffoli. Tucanos e emedebistas também apostam na boa vontade do jovem ministro.
Continua depois da publicidade
Com seu jeito mineiro de ser, a atual presidente deixou a desejar ao não se manifestar de maneira mais contundente no episódio do habeas corpus de Lula no TRF4. Isso não quer dizer que Dias Toffoli chegará para ser o contraponto de Cármen Lúcia. Ex-assessor de José Dirceu e indicado pelo PT para o cargo de ministro, ele é a esperança de todos os enrolados. Ele, no entanto, sabe que assumirá a presidência do Supremo às vésperas da eleição e, certamente, tem preocupação com o papel que ocupará na história.
DISCRETA
A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, assume mais vez a presidência da República, com a previsão de viagem do presidente Michel Temer ao exterior. Nas outras ocasiões em que esteve à frente do Planalto, ela não permitiu fotografias oficiais.
Continua depois da publicidade
GARÇA BRANCA
A Agência Nacional de Energia Elétrica pode decidir amanhã o pedido da Usina Garça Branca para entrar em operação imediatamente. Se a agência aceitar, a hidrelétrica atenderá a região Oeste do Estado, entre os municípios de Anchieta, Guaraciaba e Barra Bonita. A usina deveria ter começado a fornecer energia em maio, mas houve uma uma inundação em janeiro e não foi possível a conclusão dos trabalhos.
LONGO PRAZO
Ficou para depois do recesso parlamentar a definição sobre o destino das famílias que estão dentro do Parque Nacional São Joaquim, na região Sul do Estado. A bancada catarinense no Congresso tentará avançar em um projeto de lei que redefine o traçado da reserva. A ideia é deixar de fora a área em que moram os agricultores. A proposta tramita em estágio inicial na Câmara, e depois ainda passará pelo Senado.
DEFINIÇÕES
Atenção especial à agenda das convenções dos partidos. Esta semana não há atividades no Congresso, mas serão intensas as negociações políticas. Em jogo, o apoio do Centrão, formado pelo PP, PR, PRB e DEM. Anote e cobre: esses partidos estarão no governo em 2019.