* Por Silvana Pires, interina

Após a coletiva que confirmou a aliança do centrão com Geraldo Alckmin (PSDB), o foco era um só: quem será o candidato a vice na chapa à Presidência da República.

Continua depois da publicidade

Em conversa com os jornalistas, o presidente nacional do DEM, ACM Neto, afirmava que não seria ninguém que tivesse problemas com a Justiça. Não deixa de ser ironia, visto que, durante o anúncio da aliança, Alckmin estava rodeado de nomes investigados por corrupção.

A Polícia Federal já fez buscas em endereços do presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira, relacionadas a Lava-Jato, além de ter sido denunciado ao STF. A PF também já bateu no gabinete do presidente do Solidariedade, deputado Paulinho da Força, na apuração de corrupção no Ministério do Trabalho. O presidente do PRB, Marcos Pereira, é investigado na Lava-Jato. Já o ex-deputado Valdemar da Costa Neto, que não compareceu, mas foi citado, já foi até preso.

Não vamos esquecer que o próprio Alckmin tem um inquérito pra chamar de seu e está sendo investigado por caixa 2 em campanha. Sim, ACM, a chapa precisa de um vice sem problemas com a Justiça. Mas, infelizmente, essa realidade não é um privilégio desse grupo de partidos.   

Continua depois da publicidade


EU QUERO! 

Enquanto que o centrão tenta achar um nome de consenso para ser o candidato a vice do tucano Geraldo Alckmin, o empresário Benjamin Steinbruch (PP) tem feito campanha pela vaga. Ele até ligou para o presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, se oferecendo para o posto.  

Veja também:

Partidos que formam o chamado “Centrão” oficializam apoio a Alckmin

Sergio Moro vê resultado da eleição como risco à Lava-Jato, diz jornal

 

Sem influência

O presidente Michel Temer negou que o governo interferiu na decisão do centrão em apoiar Alckmin e não Ciro Gomes (PDT). Em entrevistas à jornalistas na África do Sul, Temer falou que não seria possível eles apoiarem um candidato que “critica acidamente” o governo atual, que os partidos do centrão participam da base. No final de semana, veio à tona um texto do ministro Carlos Marun (Secretaria do Governo) no qual ele afirma que o governo teria vetado o apoio do bloco a Ciro.  
 

Posse

Ocorre hoje no Ministério da Educação a posse oficial do professor de Direito Ubaldo Cesar Balthazar como reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A cerimônia será no gabinete do ministro Rossieli Soares da Silva. 

 

Leia outras publicações de Carolina Bahia

Leia também: 

Ideli Salvatti deve entrar na disputa pelo Senado

Amin e Merisio discutem candidaturas em longa e sigilosa reunião

Paulo Afonso Vieira critica negociação das alianças