*Por Silvana Pires, interina

A declaração da presidente do PT de que “para prender o Lula, vai ter de prender muita gente, vai ter de matar gente” foi, no mínimo, descabida e irresponsável. A senadora Gleisi Hoffmann, que frequentemente faz discursos pela democracia, inflou ainda mais os ânimos em redes sociais. O julgamento do ex-presidente Lula no TRF-4 já é emblemático, com torcidas de ambos os lados, e isso é causa suficiente de preocupação com possíveis conflitos nas manifestações marcadas em Porto Alegre e outros pontos do país.

Continua depois da publicidade

A senadora usou o Twitter para tentar justificar a frase, que foi dita em entrevista ao portal Poder360. Na rede, afirmou que foi uma “força de expressão”, para demonstrar o quanto Lula é amado pelo povo brasileiro:

— Como não se revoltar com condenação sem provas?

Gleisi só esqueceu que não é apenas uma militante defendendo Lula e que tem responsabilidades enquanto senadora e presidente de um dos partidos mais importantes do país. Também deveria saber que violência e democracia não combinam no mesmo discurso.

Continua depois da publicidade

SAÚDE

Depois de passar por alguns procedimentos cirúrgicos, o presidente Michel Temer diminuiu um pouco o ritmo de trabalho. No dia a dia, tem deixado o Planalto para almoçar na residência oficial, o Palácio do Jaburu. Interlocutores do governo afirmam que a agenda estava muito intensa e que Temer quer levar um ritmo mais tranquilo.

SEGURANÇA

O ministro Torquato Jardim (Justiça) se reúne na sexta-feira com o presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson Flores, para tratar da segurança durante o julgamento do ex-presidente Lula. O encontro será em Porto Alegre, onde o ministro já tinha uma agenda prévia.

PERÍCIAS

O governo federal espera realizar em 2018 cerca de 78 mil perícias em benefícios pagos pelo INSS em Santa Catarina. Desse total, 66.637 se referem à aposentadoria por invalidez. No país a expectativa é de que no país que sejam realizadas 1,2 milhão de perícias. O beneficiário que deverá passar pelo pente-fino será avisado por carta. Depois é necessário agendar a perícia pelo telefone 135. 

TEIMOSIA

O deputado Sérgio Moraes (PTB), que chegou a ser citado para o Ministério do Trabalho, tem falado para o partido reavaliar o que ele chama de “teimosia” na indicação de Cristiane Brasil (PTB-RJ). O parlamentar acredita que o PTB deve indicar um bom técnico para a vaga. O Planalto tenta reverter na Justiça a suspensão da posse da deputada do Rio de Janeiro. Mas o placar não é favorável, já perdeu seis vezes na Justiça. 

Continua depois da publicidade

FRASE

“Na minha opinião, se não conseguir voto em fevereiro, não vota mais. Depois, nós vamos ter outras agendas que precisam avançar. Do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, sobre a reforma da Previdência.

Leia todas as publicações sobre política de Carolina Bahia