Já existem muitas informação mostrando o efeito prejudicial de refrigerantes na nossa saúde. Pensando em fugir dessa bebida, muitas pessoas recorrem aos sucos de caixinha, leites de soja saborizados, dentre outras bebidas açucaradas ou adoçadas com edulcorantes artificiais. O marketing é forte e vende esses “suquinhos” como sendo saudáveis, feitos apenas de fruta, vendendo uma praticidade aliada à saúde, e que infelizmente, não passa de uma enganação.
Continua depois da publicidade
> Pesquisas apontam aumento do consumo de álcool por mulheres durante a pandemia
Estudos internacionais demonstram com forte evidência que a ingestão dessas bebidas tem sido consistentemente ligada diversas patologias, tais como:
– O aumento do risco de obesidade;
– Mais risco de diabetes tipo 2 na infância e na vida adulta;
Continua depois da publicidade
– Maior chance de hipercolesterolemia infantil e adulta (colesterol elevado);
– Maior chance de ter doenças do coração.
Ah, mas então vale ofertar bebidas light ou com adoçantes artificiais? Não! Em relação a bebidas adoçadas com edulcorantes artificiais, os estudos comprovam uma relação com a piora da nossa saúde intestinal, assim como com a modificação do nosso paladar, diminuindo a aceitação por alimentos naturais e preparações caseiras, e aumentando o nosso desejo por alimentos doces e industrializados.
Por isso, prefira sempre a água como a sua fonte de hidratação. Se desejar, ocasionalmente, prepare sucos naturais sem adoçar, mas consuma com moderação, já que o consumo elevado de sucos naturais também está associado ao aumento de doenças crônicas.