Os bons hábitos alimentares iniciam na infância e incentivar é fundamental para desenvolver a educação nutricional das crianças. Hoje a variedade de alimentos industrializados, como balas, doces, bolachas e os fast foods fazem parte da alimentação dos pequenos, e acabam sendo alimentos de fácil acesso para eles.
Continua depois da publicidade
Como já falei anteriormente, a primeira tarefa nossa como pais é envolve-los no processo de preparo dos alimentos, para assim despertar a curiosidade. O segundo ponto importante é diversificar as cores do prato. Ter criatividade na hora de montar o prato e trabalhar com o lúdico para conseguir maior adesão ao que é oferecido. Essa inserção é feita aos poucos, sem pressão, com respeito e muito amor.
Terceiro ponto, e não menos importante, é que para a criança dizer que não gosta de um alimento, ele precisa ser apresentado de 10 a 16 vezes de formas e preparações diferentes. Então lembre-se, a melhor maneira de criar na criança o gosto pela alimentação saudável é oferecer e expor esse tipo de comida o tempo todo. O estímulo e o contato com esses alimentos deve ser constante e feito o quanto antes.
> Leia também: Açúcar da fruta é bom ou ruim?
Para celebrar o Dia das Crianças, deixei uma receitinha deliciosa para você poder fazer em família, aproveitar muito esse dia com os pequenos e também algumas dicas importantes para elaborar um cardápio saboroso e saudável.
Continua depois da publicidade
Dicas
1. Pegue alguma receita que ela adore e transforme em uma versão saudável. Há receitas na internete de nuggets e hamburguer saudável, por exemplo.
2. Faça palitinhos de frutas ou utilize cortadores em formato de coração, estrela, carrinho. Isso faz com que eles tenham maior interesse pelo alimento.
3. Faça um bolo ou doce mais saudável, substituindo o açúcar por frutas secas. Para cada colher de sopa de açúcar, você pode usar duas de ameixa seca ou uva passa, por exemplo.
4. Capriche na apresentação. Que tal fazer um sanduíche de carinha de urso?

5. Use personagens que eles gostam, apresentando o alimento como incentivo. Melancia da Magali ou o espinafre do Hulk, são algumas das opções.
Continua depois da publicidade
7. E o mais importante, seja você o exemplo!
> 10 aplicativos para cuidar da saúde física e mental
Receita
Bolinho de Cacau da Tia Carol
Ingredientes
– 1 xícara de farinha de aveia
– 1/2 xícara de farinha de trigo ou farinha de arroz
– 2 colheres de sopa cheia de cacau em pó
– 2 ovos
– 1 colher de sopa de manteiga
– 2 colheres de sopa de açúcar demerara ou açúcar de coco
– 1 xícara de água
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– Forminhas de cupcake
Para a cobertura:
– 3 col de sopa de leite vegetal (usei de amêndoas)
– 100g de chocolate 70%
– 1 col de sobremesa de açúcar coco
– 1 col de chá de óleo de coco
> Conheça cinco alimentos que previnem o câncer de intestino
Modo de preparo:
– Misture os ovos e a manteiga bem, depois acrescente todos os ingredientes e mexa bem. Por último o fermento.
– Coloque nas forminhas e leve ao forno pré aquecido a 180 graus. Em 20 minutos fica pronto.
– Para a cobertura aqueça tudo em uma panela ou microondas, só cuidado para não passar do tempo e coloque ainda quente sobre o bolo.
Importante: essa receita pode ser utilizada por crianças acima de 2 anos, se você quiser dar para os bebês retire o açúcar e substitua por uva passa ou ameixa preta.
Leia também:
> Primavera: a estação das peras; confira dicas de harmonização com queijos e vinhos
Continua depois da publicidade