Eu quis trazer esse para vocês, algumas coisas que vão tornar-se toda a diferença para vocês que assunto é ou quer se vegano e vegetariano.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que uma alimentação plant based é uma alimentação sem carne e derivados animais, ela é uma dieta que prioriza o consumo de plantas.
Diversos estudos, que comparam dietas onívoras (com carne e derivados animais) e dietas plant based, mostram que em uma dieta plant based há um aumento considerável no consumo de alimentos integrais, carboidratos complexos, fontes de fibra e ainda uma maior variedade de micronutrientes e fitoquímicos.
Essa diversidade na alimentação demonstra resultados ótimos na alteração da microbiota intestinal, transformando-a em um ambiente benéfico para bactérias saudáveis. Consequentemente, gera uma resposta no organismo, reduzindo consideravelmente os níveis de inflamação e melhorando a proteção da barreira intestinal.
Continua depois da publicidade
Toda essa mudança de alimentação age no intestino e diretamente em todo o corpo, na saúde física e mental trazendo mais disposição. Além disso, impacta em diversos aspectos relacionados à doenças crônicas levando a uma redução de riscos em adquirí-las e até auxiliando no tratamento de: doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes e controle de peso.
Sendo assim, por mais que você não deseje mudar sua alimentação drasticamente, é muito importante aumentar o consumos de alimentos menos refinados priorizando as formas mais integrais. Adicione o consumo de fibras, varie a alimentação com frutas, hortaliças, folhosos, leguminosas, oleaginosas, sementes, ervas e especiarias, pois assim promovemos impactos positivos na saúde e na qualidade de vida.
Acompanhe o NSC Total no Youtube
Você também pode querer ler
5 dicas de alimentação para cuidar da saúde feminina
Lanches saudáveis para o verão; veja receitas
Gestão do tempo: o cansaço da sociedade atual e as consequências