O desfralde é um momento de muitas dúvidas e, infelizmente, de muito desespero dos pais não é mesmo? Pensando nisso convidei a médica nefrologista pediátrica Sabrina Aroucha para falar sobre esse assunto tão importante .
Continua depois da publicidade
Uma dúvida bem comum é: “O desfralde do dia e da noite devem acontecer juntos? E a resposta é não! O desfralde do dia e da noite podem acontecer em momentos diferentes. Porém, em alguns casos, o desfralde da noite não acontece. A criança cresce e não consegue sair da fralda noturna ou tem um desfralde da noite tranquilo e volta a ter escapes de xixi durante o sono. Nesse texto, venho explicar um pouco sobre o xixi na cama e dar algumas dicas também, explica a especialista.
O nome técnico para o xixi na cama é enurese, que tem forte influência genética. Ou seja, filhos de pais que tiveram enurese têm uma chance de escape de xixi durante o sono maior do que as demais crianças.
A enurese pode acontecer de duas formas. Crianças com mais de 5 anos que não desfraldaram da noite ou as crianças com menos de 5 anos que ficaram “secas” por mais de 6 meses e voltaram a ter escape de xixi por mais de 1 vez ao mês por 3 meses consecutivos. Além disso, a enurese pode ser o único sintoma da criança ou ser acompanhada de outros sintomas urinários que podem sinalizar um possível problema no funcionamento da bexiga.
Continua depois da publicidade
Quais os sintomas que você deve ficar de olho no seu filho:
– Escapes de urina durante o dia (calcinha ou cueca, sempre com pingos de xixi ou escape de xixi pela roupa toda);
– Constipação (fezes em bolinhas, dificuldade para evacuar, intestino preso);
– Assaduras frequentes
– Aumento da frequência urinária (mais de 8 vezes no dia)
– Redução da frequência urinária ( menos de 4 vezes no dia)
– Dor na região genital com frequência
– Jato de urina fraco ou explosivo
– Jato de urina cortado (faz xixi aos poucos, não é contínuo)
– Faz força para urinar
– Vários episódios de infecção de urinária
> Disruptores endócrinos: você pode estar intoxicando sua família sem saber
O que muitos pais não sabem, é que o xixi na cama tem tratamento. Já atendi no consultório adolescentes de 11, 12 anos com enurese. A maioria deles tem autoestima abalada, timidez excessiva, deixaram de viver momentos com os amigos e familiares com vergonha dos escapes de urina a noite.
O tratamento é personalizado de acordo com o caso da criança. Logo, os tipos de tratamento que irei listar depende de vários fatores. São eles: medidas comportamentais, fisioterapia pélvica urológica, alarme e medicamentos.
> Chocolate pode prevenir doenças cardiovasculares e ósseas, além de reduzir estresse
Dicas de medidas comportamentais que ajudam no xixi na cama:
– Água – a criança se manter bem hidratada durante o dia. Para que não necessite tomar líquidos demais a noite.
Continua depois da publicidade
– Reduzir ingesta de líquidos antes de dormir – se a criança ficou bem hidratada durante o dia, será mais fácil reduzir os líquidos a noite. O ideal é em torno de 2 a 3 horas antes de dormir.
– Evitar alimentos que irritam a bexiga – alimentos picantes ou alimentos diuréticos devem ser evitados à noite, como refrigerante a base de cola, chá preto, café, chimarrão, pimenta.
– Melhorar a constipação – há uma relação direta entre a bexiga (órgão que armazena o xixi) e o reto (órgão que armazena o cocô). Logo, crianças que são constipadas, tendem a ter mais escape de urina. Cuidar da alimentação com ingestão adequada de fibras e água é fundamental para que a criança não seja constipada. Em alguns casos, é necessário ajuda de um profissional de saúde para melhorar o quadro.
Espero ter ajudado e esclarecido um pouco sobre o xixi na cama.