Em meio às turbulências que estamos enfrentando nos dias de hoje, está ainda mais dificil manter o controle e não se estressar com o seu pequeno ou a sua pequena. E é sobre isso que vamos falar hoje por aqui.
Continua depois da publicidade
> Veja como receber as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Nada melhor que convidar uma pedagoga, especialista em psicologia organizacional, psicopedagogia, gestão escolar, coach e método montessori de ensino, Schaueni Regina Coelho, fundadora e gestora do Colégio Contemporâneo Bambini para falar sobre isso.
Disciplina Positiva: como educar sem perder o controle?
Durante muitos anos, pais e professores aprenderam a educar as crianças com os seus antepassados, sem muito embasamento teórico, fazia-se porque o avô, tio e vizinho havia feito e até o momento funcionara. A cultura que se perpetuava era a do eu mando e você obedece. Mas hoje em dia existe uma infinidade de possibilidades para que possamos educar nossos pequenos com o compromisso e respeito que eles merecem.
Aqui a velha regra do faça o que eu digo, não faça o que eu faço não é válida.
Continua depois da publicidade
A Disciplina Positiva é um método educacional, desenvolvido para pais e professores com o intuito de pautar a educação das crianças no respeito mútuo, na cooperação, na ação e no amor.
Disciplinar de forma positiva, é garantir à criança o direito de ser ela mesma; de não sofrer, de não se sentir acuada ou ameaçada durante o processo educacional. Disciplina Positiva é uma inesgotável fonte de amor.
A base da proposta positiva é substituir os métodos controladores e punitivos, pela gentileza e firmeza. Adultos se impõe às crianças quando usam métodos excessivamente disciplinadores; adultos conquistam as crianças quando as tratam com dignidade e respeito, confiando em suas habilidades para cooperar e contribuir.
Continua depois da publicidade
Portanto, toda a base da Disciplina Positiva é pautada no respeito â infância, à autonomia e a capacidade reflexiva da criança. Quanto mais próximo o educador se mantiver desta tríade, mais encorajada a criança se sentirá, logo mais eficaz será o processo de comunicação e condução.
5 princípios básicos da educação
Crianças são seres sociais
O comportamento é determinado dentro de um contexto social. As crianças tomam decisões sobre si mesmas baseadas em como elas percebem o mundo e as relações ao seu redor. Estas decisões podem estar pautadas na prosperidade (comportamento consciente) ou no modo sobrevivência (mau comportamento, geralmente associado às birras).
> Disruptores endócrinos: você pode estar intoxicando sua família sem saber
Comportamento é baseado em objetivo
O comportamento das crianças é baseado em um objetivo a ser alcançado dentro de um contexto social. O primeiro deles é ser aceito. Porém as crianças têm claro o objetivo que desejam atingir, mas não tem maturidade para decidir o melhor caminho para alcançar este objetivo, o que gera, muitas vezes o mau comportamento.
Comportamento está associado ao encorajamento
Uma criança mal comportada é uma criança desencorajada. Por trás de um mau comportamento tem uma criança desejando ser aceita e que está confusa ou inábil sobre como atingir esse objetivo de forma socialmente útil.
Continua depois da publicidade
> Meu filho não fala, será autismo?
Responsabilidade social ou sentimento de comunidade
Isso significa ter real preocupação por uma pessoa e um desejo sincero de fazer uma contribuição para a sociedade. Ele defendia a extrema importância de ensinar responsabilidade social e empatia às crianças.
A igualdade e os erros como ferramenta de aprendizagem
É preciso compreender que igualdade é diferente de homogeneização. Igualdade é quando todas as pessoas têm direitos iguais à dignidade e respeito. Este é um dos principais motivos pelo qual a Disciplina Positiva não inclui humilhação.
Compreender o erro como uma possibilidade de repetição, correção para possível acerto é mais do que essencial. Em nossa sociedade, aprendemos a ter vergonha dos erros. O que defendo por meio das técnicas de Disciplina Positiva, é que educadores tenham a capacidade de não gerar, nas crianças, crenças debilitantes de imperfeição.
Para isso é fundamental o uso dos três r da recuperação de erros: reconhecer, reconciliar e resolver.
Continua depois da publicidade
Tendo bem claros os principais conceitos da Disciplina Positiva, o educador poderá estabelecer um novo olhar para o desenvolvimento infantil. Contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e encorajados.
Leia também
Autorização da Anvisa para importar Sputnik V reativa negociações de consórcio
Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay
Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno