Como essa é uma dúvida e um assunto bem importante para nós pais, convidei minha amiga e Pediatra doutora. Flavia Schaidhauer para falar desse assunto e esclarecer todas as dúvidas.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A diabetes infantil, ou DM infantil, é uma condição caracteriza pela grande concentração de glicose circulante no sangue, o que resulta em aumento da sede e da vontade de urinar, além de aumento da fome, por exemplo.
A diabetes do tipo 1 ou Insulinodependente é a mais comum em crianças e acontece devido à destruição das células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, que é o hormônio responsável por transportar o açúcar para dentro das células e evitar que se acumule no sangue.
Esse tipo de diabetes infantil não tem cura, apenas controle, que é feito, principalmente, com uso de insulina, conforme orientação do pediatra. Pode ocorrer por causa genética, autoimune ou após infecções virais que destruam as células que produzem insulina.
Continua depois da publicidade
Apesar da diabetes do tipo 1 ser mais frequente, crianças que possuem hábitos de vida pouco saudáveis (obesidade, sedentarismo, alimentação rica em açúcar e alimentos ultraprocessados) podem desenvolver a diabetes do tipo 2, que pode ser revertida numa fase inicial por meio da adoção de hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas, por isso o acompanhamento do nutricionista materno infantil é extremamente importante nesse momento.
Principais sintomas de diabetes infantil
- Aumento da fome;
- Sensação constante de sede;
- Boca seca;
- Aumento da vontade de urina, mesmo durante a noite;
- Visão embaçada;
- Cansaço excessivo;
- Sonolência;
- Falta de vontade para brincar;
- Náuseas e vômitos;
- Perda de peso;
- Infecções recorrentes;
- Irritabilidade e mudanças de humor;
- Dificuldade para compreender e aprender.
Quando a criança apresenta alguns destes sintomas é recomendado que os pais consultem o pediatra para que seja feito o diagnóstico e o tratamento possa ser iniciado, caso seja necessário.
O aleitamento materno previne a diabetes na criança, quanto maior tempo de aleitamento, menor o risco de desenvolver diabetes e obesidade.
Continua depois da publicidade
Você também pode querer ler
Anemia em crianças: veja os sintomas da doença
Gestão do tempo: o cansaço da sociedade atual e as consequências
Combinação de vacinas contra a Covid-19: tudo que você precisa saber