No dia 8 de março, comemoramos o dia internacional da mulher. A data reforça a luta por direitos igualitários e todo o histórico de conquistas já alcançadas até aqui. Para homenagear todas nós, trouxe aqui informações e algumas dicas de alimentação para as nossas características.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Para a mulher, a alimentação deve ser principalmente preventiva contra doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e as dificuldades da menopausa. Para evitar doenças cardiovasculares e câncer, é necessário evitar consumir alimentos com excesso de gordura saturada como, por exemplo, frituras, carnes gordas e produtos industrializados. Precisamos dar preferência para uma alimentação mais natural e saudável possível, comer alimento de verdade mesmo!

Abaixo segue algumas informações importantes para que você entenda melhor tudo isso:

Alimentos que contenham Ferro e vitamina C

As mulheres tem uma necessidade maior de consumo de ferro por conta da menstruação. Para isso, aposte em carnes magras, ovos, vegetais e cereais. Já a vitamina C, encontrada em frutas cítricas, ajuda na absorção do ferro e o ideal é consumi-los em conjunto principalmente após o almoço e jantar.

Continua depois da publicidade

Gorduras saudáveis

As gorduras são essenciais para o organismo e ajudam na produção de hormônios que diminuem o stress. Mas precisamos ficar atentas ao tipo de gordura, e nesse caso devemos priorizar as gorduras boas. Invista em alimentos integrais, azeitonas, ovos, sementes oleaginosas, coco, abacate.

Fitoestrógenos

O nome é parece um pouco estranho, mas os fitoestrógenos são alimentos que ajudam a controlar os níveis de estrogênio, que tendem a se desregular durante o período fértil e a menopausa. Para inclui-los na sua dieta consuma derivados de soja, como tofu e leite de soja. Mas também, maçã, romãs, morango, uva, cenoura, inhame, aveia, cevada, germe de trigo, oléo de girassol, óleo de amêndoas.

Magnésio

O magnésio ajuda a manter o corpo relaxado e a lidar com dia a dia agitado. Ele pode ser encontrado em amêndoas, nozes, abacate, leguminosas, chocolate amargo, semente de abóbora.

Fibras

O intestino da mulher tende a ser mais preguiçoso e para garantir um funcionamento adequado, aumente as quantidades de fibras em sua alimentação e beba muita água. Verduras, legumes, frutas e grãos integrais são excelentes fontes de fibras.

Continua depois da publicidade

Você também pode querer ler

Lanches saudáveis para o verão; veja receitas

Gestão do tempo: o cansaço da sociedade atual e as consequências

Gestação ectópica: o que é, qual a causa e como tratar

Alimentação moderna e relação com câncer

Por que fazer atividade física na gestação