Hoje vou falar sobre uma bebida polêmica, o café. Apesar de ser super conhecido e estar principalmente na mesa da manhã da maioria das famílias, não é recomendado para as crianças.

Continua depois da publicidade

E por que crianças não podem tomar café?

O café é altamente estimulante e prejudicial a saúde das crianças, ele pode atrapalhar a absorção de ferro, cálcio e levar até um quadro de anemia. Ele possui substâncias, como a cafeína e taninos, que atrapalham a absorção de nutrientes importantes para o desenvolvimento dos pequenos. Em excesso, causa insônia, agitação, irritabilidade e dores no estômago.

Então, vale ressaltar que o café só deve ser ofertado as crianças após os cinco anos de idade, assim como recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Ministério da Saúde. O limite máximo é de 45mg de cafeína por dia, o equivalente a meia xícara de café filtrado. Mesmo em pequenas quantidades, como recomendado, o café das crianças deve estar sempre combinado com leite (3/4 de leite para 1/4 de café), pois assim estarão ingerindo menos cafeína e mais cálcio e zinco.

> Leia também: Hábitos alimentares e tecnologia

Se o seu filho também adora café, é melhor tomar durante a manhã ou tarde. Evite oferecer a bebida à noite e não se esqueça da quantidade: não mais que meia xícara ao dia.

Continua depois da publicidade

Leia também: 

> Veja 10 lugares em Santa Catarina para conhecer e desfrutar da gastronomia

> 10 aplicativos para cuidar da saúde física e mental

> Conheça cinco alimentos que previnem o câncer de intestino