Especialistas preveem grande aumento nos casos de miopia nos próximos anos e pensando nisso, chamei a especialista da área, Doutora Ana Luiza Casagrande, Médica Oftalmopediatra, para conversar sobre este assunto.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Um artigo publicado recentemente no American Journal of Ophthalmology, apontou que as condições do isolamento social tendem a ser prejudiciais à visão, principalmente das crianças e adolescentes.

Mas por que isso pode acontecer?

A nova rotina seguida pela maioria das crianças durante o isolamento social contempla dois fatores de risco importantes para o desenvolvimento da miopia: uso excessivo de eletrônicos próximos ao rosto (celulares, tablets e computadores) e falta de exposição à luz natural relata Ana Luiza.

Já é fato conhecido que, quando a criança utiliza excessivamente a visão de perto ocorre um aumento no crescimento do globo ocular que gera maior conforto visual para imagens próximas, mas, também, faz surgir e progredir a miopia.

Continua depois da publicidade

> Live do NSC Total debate uso das redes sociais e saúde mental durante a pandemia de Covid-19

> Chuva de meteoros Eta Aquáridas: saiba o horário e como ver

Outro fator importante é a redução das atividades ao ar livre. Muitos estudos comprovam que, quanto maior o tempo gasto em atividades em ambientes externos, menor o risco de surgimento e progressão da miopia.

Pesquisas apontam que a exposição aos raios solares estimula a produção da dopamina, um neurotransmissor que evita o alongamento do olho e, consequentemente, o desenvolvimento da miopia.

Vale lembrar que nem todas as situações são percebidas pela criança. Por isso, é muito importante realizar rotina oftalmológica, com avaliações anuais, nas crianças e adolescentes refere a especialista.

> Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

Então que tal ficarmos atentos a isso e levar nossos filhos para uma avaliação com especialista?

A saúde das nossas crianças agradece!