As pessoas com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) apresentam importante inflamação após serem expostas às proteínas contidas no leite de vaca e pensando nesse assunto, chamei a pediatra, Paula Borges Cerqueira.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
A alergia pode acontecer quando se consome um alimento com leite ou derivados, e também no uso de medicamentos ou em produtos de cuidado e higiene pessoal que contenham leite na formulação, todos esses precisam ser excluídos da vida destes alérgicos.
Sintomas APVL
A APLV pode se manifestar com lesões de pele (dermatite atópica), refluxo gastroesofágico, cólicas, presença de sangue ou muco nas fezes, irritabilidade e dificuldade no ganho de peso. Podendo ser bem grave e comprometer o crescimento e o desenvolvimento da criança que demora a ser diagnosticada ou que não recebe o tratamento correto.
Tratamento da alergia à proteina do leite de vaca
O tratamento, por sua vez, é excluir totalmente o leite de vaca da alimentação do bebê, da criança ou da mãe que a amamenta. Essa dieta é bem radical (e realmente precisa ser), pois qualquer mínima exposição, mesmo que apenas a traços do leite (presentes, por exemplo, em um utensílio que foi utilizado para preparar um alimento contendo leite de vaca, desencadeia os sintomas.
Continua depois da publicidade
É importante saber que APLV não é a mesma coisa que intolerância à lactose. Na verdade, apesar de ambas acontecerem devido ao consumo do leite de vaca, são bem diferentes uma da outra: a intolerância à lactose acontece devido a dificuldade em digerir a lactose, que é o açúcar do leite, não é grave e é mais comum em crianças mais velhas e adultos, enquanto a APLV acontece em bebês e geralmente se resolve até os 2 anos de idade.
É preciso que a família e todos aqueles que cuidam da criança com APLV estejam muito bem informados sobre essa condição, que acaba por interferir em toda a dinâmica e logística familiar.
Acompanhe o NSC Total no Youtube
Você também pode querer ler
Diabetes Infantil: conheça os sintomas da doença
Anemia em crianças: veja os sintomas da doença
Lanches saudáveis para crianças nas férias
Compulsão alimentar e uso de telas para crianças; o que está por trás destas atitudes