A coluna dessa semana vamos falar sobre os sintomas de anemia em crianças, e para falar desse assunto convidei a Pediatra que é Especialista em Pediatria Integrativa Funcional, doutora Nathália Chrispim.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O que é anemia?

Anemia é definida como uma condição de saúde na qual a hemoglobina, componente do sangue que tem como função transportar oxigênio para os tecidos, está abaixo do esperado.

A principal causa disso é a deficiência de ferro, o qual chamamos de anemia ferropriva. Estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência desse elemento.

Hoje no Brasil, cerca de 1 a cada 3 crianças, apresentam anemia por deficiência de ferro.

Continua depois da publicidade

Grupos mais afetados pela anemia

Crianças, gestantes, mulheres que estão amamentando, meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela doença, muito embora homens (adolescentes e adultos) e os idosos também possam ser afetados por ela.

Sintomas da anemia em criança

Os sinais e sintomas da anemia muitas vezes são inespecíficos. E temos que lembrar que a anemia é o último estágio da doença. Antes disso, temos a deficiência de nutrientes, a queda da reserva de ferro do organismo, e depois a diminuição das células sanguíneas.

Sono excessivo, cansaço, apatia (crianças mais “paradinhas”), dificuldade de aprendizagem, falta de apetite, cabelo e unhas fracas, alterações no sono e no humor, diminuição da imunidade e retardo do crescimento.

Anemia e a aprendizagem

O nosso organismo necessita de ferro para a produção de células que chamamos de neurotransmissores. Responsáveis pelas funções neurológicas do nosso organismo.

Continua depois da publicidade

Tratamento e prevenção da anemia em crianças

Prevenção é sempre o melhor remédio. Garanta a suplementação de ferro indicada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, conversando com o seu pediatra. Antes de engravidar, também é muito importante procurar uma nutricionista materno infantil para adequar todas as suas vitaminas. Realizar exames de rotina (uma vez por ano) também é

importante. Não devemos esperar a doença se instalar para iniciar os cuidados. E é claro, manter uma boa alimentação para você e seu filho, com alimentos ricos em ferro.

Você também pode querer ler

Gestão do tempo: o cansaço da sociedade atual e as consequências

Combinação de vacinas contra a Covid-19: tudo que você precisa saber

Cobra d’água: tudo que você precisa saber sobre

Cobra de jardim: o que tem por trás da espécie

Tem para todos os gostos: descubra os tipos de cogumelos