A ameixa amarela ou néspera é uma fruta riquíssima em antioxidantes, vitaminas do complexo B, além de vitaminas A C e K e minerais, como magnésio, fósforo, potássio, ferro, cálcio e zinco. Originada nas florestas tropicais e nas regiões montanhosas do sudeste chinês, ela é bem parecida com o sabor da maça e da pera, ficando uma delícia se usada também nas refeições.
Continua depois da publicidade
Uma das grandes funções é reparar o tecido celular como protetora dos radicais livres, já que é uma fruta antioxidante, que diminui os danos causados ao DNA e células. Com isso, ameixa amarela ajuda a prevenir e retardar o envelhecimento precoce da pele, assim como auxilia a diminuir as chances de problemas cardíacos e no sistema imunológico. Além de suas propriedades como hipoglicemiantes, expectorante e antidiarreica.
A fruta pode ser consumida na integra e suas folhas em forma de chá, ajudam nas dores de garganta, gripes, resfriados, diarreias e ainda controlam a glicose.
> Arroz integral: veja como evitar o desconforto após o consumo
Pensando em trazer mais informações a respeito dessa fruta tão maravilhosa, convidei a enfermeira e professora Carla Tatiana Vieira dos Santos, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, para nos contar esse outro olhar através dos princípios da nutrição integrativa.
Continua depois da publicidade
Carla relata que a ameixa por ter sabor doce e ácido, temperatura fresca e cor amarela beneficia o meridiano do estômago, facilitando a digestão e reduzindo a fome. Ela também tonifica o baço auxiliando a regular os aspectos menstruais, atua sobre o meridiano do fígado estimulando suas funções, reduzindo a irritabilidade e sentimento de indecisão.
> Amamentação é fundamental no amadurecimento do sistema imunológico e para nutrição cerebral
A especialista conta que a ameixa amarela é indicada para reduzir edemas, constipação intestinal, desordem hepática, porém deve ser evitada por pessoas com osteoporose.
Como são inúmeros os benefícios, listei alguns para que você aproveite o consumo de ameixa amarela já que ainda está na época. Confira:
Auxilia ajudando a limpar o fígado e remover toxinas do corpo.
Contribui para o bom funcionamento metabólico de nosso corpo, contribuindo para a produção de hormônios, enzimas e células sanguíneas.
Continua depois da publicidade
Ajuda a tratar a insônia, melhorando a qualidade do sono e regulando o ciclo circadiano.
Auxilia na pressão arterial.
Diminui fadiga.
É diurética.
Auxilia no emagrecimento.
Diminui colesterol.
Então, que tal adicionar mais essa fruta no seu cardápio? E se você também quiser aprender um pouco mais sobre a Medicina Tradicional Chinesa, a professora Carla está com um Curso Online incrível de Dietoterapia Chinesa (Yin Shi Zhi Liao Fa). Ele constitui um dos pilares mais importantes da MTC, e tem como objetivo: tonificar os órgãos, equilibrar o Qi (fluxo de energia que circula pelo corpo), promover a saúde e a nutrição através de uma alimentação saudável e natural, olha que interessante. Você pode saber mais sobre o curso no site institutociclosensino.com.br.
Leia também:
> Veja 10 lugares em Santa Catarina para conhecer e desfrutar da gastronomia
> 10 aplicativos para cuidar da saúde física e mental
> Conheça cinco alimentos que previnem o câncer de intestino