Todo mundo sabe que fruta é saudável, não é mesmo? E o açúcar da fruta? Esse tipo de açúcar natural presente nas frutas tem sido utilizado pela indústria alimentícia em produtos como biscoito, sucos em pós, molhos, refrigerantes e doces, e com isso está havendo um excesso no consumo desses alimentos, que consequentemente ocasionam um aumento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) como diabetes, hipertensão, colesterol alto, obesidade e sobrepeso, e por isso muitas pessoas estão associando a frutose como algo ruim para saúde.
Continua depois da publicidade
Então a frutose faz mal?
A resposta é NÃO! A frutose que contém nas frutas traz muitos benefícios para a saúde, porque ao comermos frutas estamos ingerindo não só a frutose como também fibras, vitaminas, minerais que ajudam a regular o metabolismo e a controlar o efeito do ganho de peso, diminuindo ou evitando os efeitos maléficos que o açúcar pode causar.
Ela faz parte do grupo de carboidratos responsável por oferecer energia para corpo e o cérebro e assim ficarmos mais dispostos e ativos durante o dia, conseguindo produzir melhor nossas tarefas diárias.
> 10 alimentos para reforçar o sistema imunológico
> Redes de supermercados sondam imóvel da Beagle em Blumenau
Continua depois da publicidade
Uma boa dica para o seu consumo ideal é aliar junto com as frutas uma porção de fibras, gorduras boas como as oleaginosas (castanhas, nozes, linhaça por exemplo) ou também uma proteína.
Utilize uma porção de mamão, banana ou a fruta de sua preferência com 1 colher de sopa de aveia, amaranto ou quinoa em flocos, ou 1 colher de sopa de farinha de linhaça, chia ou 2 castanhas, ou 1 fruta junto com ovo mexido ou queijo branco.
Aproveite essas dicas e adicione no seu café da manhã, tenho certeza que seu dia começará muito melhor e com mais energia. Seu corpo, cérebro e saúde, agradecem!
Leia também:
> Veja 10 lugares em Santa Catarina para conhecer e desfrutar da gastronomia
Continua depois da publicidade
> 10 aplicativos para cuidar da saúde física e mental
> Conheça cinco alimentos que previnem o câncer de intestino