Texto: Cristian Edel Weiss | Arte e visualização dos dados: Maiara Santos

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Uma campanha mais curta e com menos tempo de TV e rádio que levou os candidatos massivamente às redes sociais nas eleições 2018. No espaço onde não há limites de inserções de vídeos, áudios e mensagens, os três principais candidatos ao governo de Santa Catarina não foram tão iguais no desempenho.

Com ajuda de ferramentas especializadas, como CrowdTangle, Google Trends e as próprias redes sociais, o Caixa de Dados gerou um índice de popularidade de Décio Lima (PT), Mauro Mariani (MDB) e Gelson Merisio (PSD) na internet, os três empatados tecnicamente na liderança, conforme pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira.

No índice, foram analisados nove quesitos, desde buscas pelo nome no Google e no Youtube, seguidores no Facebook, Twitter e Instagram e o ganho de novos curtidores desde que oficialmente começou o período de campanha, no dia 6 de agosto.

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Por ser ativo nas redes sociais já durante o mandato de deputado federal, Décio Lima tem um legado de seguidores e tem levado vantagem no alcance na de interação com os internautas catarinenses.

Confira os achados a seguir.

A teia social

De largada, Décio Lima (PT), deputado federal desde 2007, saiu em vantagem. Apenas na página de Facebook, ele registra mais de 724 mil curtidores: 88,7% da soma de curtidores dele com os de Merisio e de Mariani.

Mas, proporcionalmente, desde 6 de agosto, quando de fato a campanha começou, o petista teve crescimento de apenas 7% no número de curtidores. Décio também tem o maior número de seguidores no Twitter.

No Instagram, quem vai melhor é Mauro Mariani. Já Merisio está à frente do concorrente em dois quesitos: maior ganho proporcional de seguidores no Twitter e no Instagram.

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Se joga no Google

Quem tem sido mais buscado no Google desde que as campanhas oficialmente começaram, em 6 de agosto, é Mauro Mariani. Décio é o menos procurado.

Média de buscas no Google desde 6 de agosto

Mas ao considerar a procura pelos nomes dos três desde o início do ano, quando nos bastidores já esquentavam as articulações para formar as coligações, Mariani levava novamente vantagem, segundo a ferramenta Google Trends, ao medir apenas buscas geradas em Santa Catarina.

Evolução das buscas pelos candidatos desde 1º de janeiro

Mas ter o nome liderando as buscas no Google nem sempre é positivo. O eleitor pode ter procurado para tomar conhecimento de quem se trata.

Procura pelos demais candidatos no Google

Leonel Camasão (PSOL) e Comandante Moisés (PSL) lideram a popularidade no Google no segundo pelotão dos candidatos a governador de Santa Catarina, que conta ainda com Ingrid Assis (PSTU), Rogério Portanova (Rede) e Jessé Pereira (Patriota).

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A participação contundente no debate promovido pela NSC TV na última terça-feira tornou Camasão o nome mais buscado entre 2 e 3 de outubro. Comandante Moisés e Jessé Pereira também tiveram picos de procuras nesse período.

Desempenho no Facebook

Na principal rede social, Décio Lima leva vantagem. Como tem quase 15 vezes mais curtidores na página oficial, teve mais de 1 milhão de interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) desde 6 de agosto.

Décio também é o que mais lança mão de vídeos ao vivo e publicações. A média diária de postagens é de 5,49, contra 3,36 de Merisio e 2,89 de Mariani.

Merisio e Mariani têm performance mais equilibrada. Mas o candidato do PSD leva vantagem sobre o adversário emedebista em relação ao crescimento de curtidores desde 6 de agosto. Enquanto Merisio teve aumento de 14,4 mil, Mariani agregou 10,8 mil.

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Cuidado nas redes

Pagar para potencializar a distribuição de conteúdo via rede social passou a ser permitido nesta eleição. Com menos tempo no horário eleitoral gratuito, os candidatos optaram por usar as redes como extensão do espaço que tinham para se apresentar ao eleitor e apresentar propostas.

E sempre vale o cuidado. Os números de seguidores e interações podem estar inflados com uso de robôs, e muitas vezes os candidatos nem sabem disso, como apresentou a reportagem do Diário Catarinense em julho.

Mas no fim das contas, como a vida virtual é quase sempre diferente da real, é no voto que se mede para valer a popularidade.

Baixe os dados

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