Texto: Cristian Edel Weiss | Arte e visualização dos dados: Maiara Santos

Continua depois da publicidade

A segunda pesquisa Ibope de intenções de voto para governador em Santa Catarina, divulgada na última sexta-feira, revela como no momento se dá a transferência de voto nos três cenários mais prováveis de segundo turno. O levantamento, feito entre os dias 18 a 20 de setembro, foi contratado pela NSC Comunicação.

Os três cenários pesquisados levam em conta os três candidatos que estão tecnicamente empatados no primeiro lugar: Mauro Mariani (MDB), Gelson Merisio (PSD) e Décio Lima (PT).

Décio X Merisio

Se Décio e Merisio forem para o segundo turno, a vantagem numérica é de Merisio, segundo o Ibope. Merisio teria 31% das intenções contra 28% de Décio, mas ambos seguem tecnicamente empatados pela margem de erro. O restante é de brancos, nulos e indecisos. Na prática, quem consegue replicar mais os votos recebidos no primeiro turno é Merisio: 88% que disseram votar nele na primeira etapa confirmariam o voto no segundo turno. Para Décio, esse índice fica em 85%.

Continua depois da publicidade


Segundo o Ibope, a maioria (37%) dos eleitores de Mauro Mariani pretendem votar em Merisio no segundo turno e 28% em Décio Lima.

Por outro lado, quem herda a maior parte dos votos dos outros seis candidatos ao governo do Estado é Décio Lima: 34% dos que pretendem votar nos demais na primeira etapa disseram reverter os votos para o petista.

Neste duelo, 72% que pretendem votar em branco ou nulo no primeiro turno disseram repetir a decisão no segundo. E 58% que estavam indecisos entre os candidatos da primeira etapa permanecem assim na segunda votação.

Décio X Mariani

É no duelo com o Mariani que Décio consegue replicar mais no segundo turno os votos recebidos no primeiro: 90% reafirmaram a intenção no petista. Mas Mariani também cresce e apresenta 92% das intenções entre os que já votariam nele na primeira etapa.

Continua depois da publicidade


A desvantagem para Décio está ao herdar os votos de Merisio e dos demais candidatos. Por pequena diferença, de no máximo cinco pontos percentuais, ele perde para emedebista nos dois quesitos.

Esta configuração também registra o maior índice de indecisos no segundo turno, no qual 59% que já estavam sem definição de voto na primeira etapa mantêm a posição na segunda votação.

Segundo o Ibope, Mariani tem vantagem numérica para vencer no segundo turno com 34% das intenções de voto contra 28% de Décio. Mas ambos seguem tecnicamente empatados no limite da margem de erro.

Mariani x Merisio

Já quando o cenário envolve o emedebista Mariani contra o pessedista Merisio, o cenário fica bem equilibrado. Entre os eleitores de Décio Lima no primeiro turno, 29% disseram direcionar o voto para Merisio no segundo, contra 27% que pretendem votar em Mariani.

Continua depois da publicidade


Mas o emedebista vai melhor ao herdar mais votos dos demais candidatos. Mariani ainda consegue reafirmar mais votos recebidos no primeiro turno: 91%. Enquanto Merisio consegue repetir na segunda etapa 89% do que receberia na primeira.

Esta também é a configuração com a menor taxa de eleitores que já estavam indecisos no primeiro turno e se mantêm assim no segundo: 57%

Segundo o Ibope, a disputa entre Mariani e Merisio apresenta vantagem numérica de Mariani (31% das intenções de voto) contra 28% de Merisio. Mas ambos também são considerados tecnicamente empatados pela margem de erro.

Ficha técnica da pesquisa

Período da pesquisa: 18 a 20 de setembro

Tamanho da amostra: 812 eleitores entrevistados em 47 municípios

Solicitante: NSC COMUNICAÇÃO

Margem de erro: máxima de 3 pontos percentuais para mais ou para menos

Nível de confiança: 95%

Registro: no TRE-SC sob o número SC-05212/2018 e no TSE sob o número BR06196/2018.

Baixe dos dados

Clique aqui para conferir a base completa que deu origem aos gráficos.

Continua depois da publicidade