Floripa maravilhosa recebeu neste domingo de sol outra grande prova de corrida de rua. Gente de todos os cantos do país e até do mundo vieram para a nossa Ilha e certamente trouxeram esposa/o, filhos/a e amigos/a, maravilhados com os cenários que nossa principal avenida proporciona. Ainda que o frio relutasse a deixar os corpos (11ºC), 8 mil atletas partiram para vencer seus desafios pessoais e curtir o que nossa cidade tem de melhor: nossas belas paisagens, hospedar-se nos nossos hotéis, além de comer e beber em nossos bares e restaurantes. Obrigado. E voltem sempre!

Continua depois da publicidade

Minha casa, minha vida

Jurerê entrou com tudo no mercado de imóveis de altíssimo luxo. Um site do mercado imobiliário mostra uma mansão à venda nesta praia do norte da Ilha com 1.600 metros quadrados e cinco suítes e tudo o que se possa imaginar em estrutura de serviços e de lazer, como piscina e mini campo de golfe, além de gerador próprio e até elevador.
Preço? R$ 38 milhões.

Apenas desculpas 

O papa Francisco pediu desculpas, neste fim de semana, na Irlanda, onde esteve por quatro dias, às pessoas que foram molestadas sexualmente por padres. Estatísticas do próprio clero indicam que pelo menos 14 mil fieis, especialmente crianças, já tiveram o infortúnio de sentir um religioso importunando-as. A aplicação de penas severas, como a prisão, a que estão submetidos os que não usam batina, passa longe das hostes do Vaticano.

Buraqueira

Floripa pode ser considerada hoje a cidade com o pior asfalto do mundo. Não há rua ou avenida que se escape. São remendos, buracos, lombadas e em trechos com pontes, elevados ou viadutos a diferença da pista pode quebrar um carro em dois. Isso em todos os lugares: bairros, praias, centro, rodovias. Perto das estradas da Europa isso aqui é o fim do mundo. Ausência  de governo. 

Clássico é clássico

Avaianos começam a sonhar mais alto. Sobre o clássico do próximo sábado na Ressacada serão dois momentos distintos: o Avaí já pensando no título da Série B, o que seria sua segunda estrelinha no peito, e o Figueira no desespero se distanciando a cada rodada do G-4 de acesso à Série A. É o melhor clássico. Um pode salvar ou cavar a cova do outro.  

Continua depois da publicidade

Fake news

O candidato Gelson Merisio foi rápido no gatilho e conseguiu abafar os efeitos da primeira fake news das eleições 2018, que atribuía a ele a suposta intenção de congelar os vencimentos dos policiais militares. Merisio interrompeu a agenda de sexta-feira à noite para gravar uma mensagem a todos os PMs do Estado desmentindo a informação falsa, disseminada no WhatsApp. A turma de Paulo Lopes “querem” saber é quem foi o autor da “malinagem”.

Famílias

Dois ex-prefeitos de Floripa, Ângela Amin e Cesar Souza Jr, testarão a popularidade nestas eleições. Os dois são candidatos à Câmara dos Deputados. Dona Ângela tentando voltar e Cesar tentando ocupar o lugar do seu pai.

Aliás, os Amin vão com tudo este ano tentando a tríplice coroa: Esperidião é candidato ao Senado, Ângela à deputada federal e o filho, João, à reeleição para deputado estadual.



Eleições diretas

Conselho de Administração da Celesc aprovou faz pouco mais de um mês o regulamento para eleição do diretor comercial da companhia, conquista dos trabalhadores, mas que vem rendendo muitos comentários internos. Não há nem que se questionar que se trata de uma conquista importante para os empregados. Mas como todo cargo, existem exigências.  Uma delas, nesse caso, era de que o candidato não poderia ter ações trabalhistas contra a empresa, até para evitar o incentivo à prática. É e aí que o bicho tá pegando.

Continua depois da publicidade

Carreata com Gean

Depois de sobreviver a um grave acidente de trânsito em 2013, o prefeito Gean Loureiro sofreu outro acidente, no início deste mês. Foi em São Paulo, a caminho do aeroporto, quando um caminhão atingiu o táxi em que ele e sua equipe estavam. Felizmente, ninguém se feriu. O prefeito até brincou que ninguém mais quer andar de carro com ele. Agora, a turma quer saber: Mauro Mariani vai fazer carreata com Gean em Floripa.


Problemão

Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Coqueiros, Lagoa da Conceição, Ribeirão da Ilha, Pântano do Sul e Itaguaçu são lugares turísticos que vivem lotados nos fins de semana, onde é mais  difícil conseguir um lugar para o carro do que uma mesa para comer.

Ontem, domingo lindo de sol, tudo lotado e congestionado. Pensa no verão!

De gala

Pinchas Zukermann está no topo do ranking dos violinistas do planeta. Sexta-feira em sua página no Facebook, o maestro Jeferson Della Rocca comemorou a rápida passagem do seu colega pela Ilha: “O lendário violinista israelense Pinchas Zukermann esteve em Florianópolis no último sábado para concerto gratuito no Teatro do CIC! Acreditem, é verdade!!”. A euforia se explica: Zukerman, além de exímio no violino, é craque violista e maestro da National Arts Centre Orchestra de Ottawa, Canadá. Imperdível. Pena que os ingressos já estavam esgotando antes da manifestação do nosso maestro.

 

Leia outras publicações de Cacau Menezes