Ainda repercute na mídia nacional e internacional a conduta dos torcedores brasileiros assediando mulheres na Rússia. Cogitou-se a possibilidade de punir os autores quando voltassem ao Brasil, mas isso é impossível, de acordo com o advogado catarinense Álvaro Gubert, especialista em criminologia.

Continua depois da publicidade

“Se praticado em solo brasileiro, o ato configuraria contravenção penal de impertinência ofensiva ao pudor, definido na lei como ato de importunar alguém, em lugar público ou acessível ao público, de modo ofensivo ao pudor, excluídas as hipóteses de assédio sexual, ato obsceno e, muito possivelmente, dos crimes contra a honra”.

Sendo assim, a maior punição que eles receberão é esta gigantesca indignação coletiva. 

Surpreendente
Bastam algumas cenas do dia a dia neste surpreendente país para que os visitantes recuperem esperanças na humanidade. Cacau estava em uma pequena rua de Moscou, onde nada é pequeno, caminhando pela calçada em diagonal, como se fosse atravessar a via pública. Não havia faixa de pedestres nem semáforo. Um ônibus vindo pela rua começou a reduzir a velocidade e seu condutor me acenou para atravessar, dando-me a preferencial, já que ele identificou em meus gestos a intenção de alcançar a outra calçada. O motorista simplesmente parou o ônibus fazendo a leitura da minha intenção de atravessar a rua! Educação faz
coisa…

Educação
É interessante ver os japoneses que vão assistir aos jogos do seu país na Copa limpando os lugares que ocuparam nos estádios. Cada um coleta a sujeira espalhada ao seu redor. A prática tem um nome: souji. A palavra japonesa tem vários significados, como limpeza e varrição. O ritual segue um provérbio: “Não jogue terra no poço que te dá água”. É uma filosofia que é passada de geração para geração. 

Continua depois da publicidade

Procura-se
Está difícil, ainda, escolher o craque da Copa. Os três melhores do mundo – Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar – não decolaram ainda. E por fora não surgiu mais nenhum. 

Fake hilária
“Dedução fake, mas interessante: Alemanha ganhou do Brasil em 2014 de goleada com a camisa “do” Flamengo. Ganhou aquela Copa com a camisa “do” Corinthians.
Nesta Copa foi despachada com a camisa “do” Palmeiras… Que não tem mundial.”

Tributação da Cannabis
Estudante Jorginho Laufert comemora sua apresentação de TCC do curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá, que deu o que falar. Com o titulo A Tributação da
Cannabis como um Caminho para a Reformulação do Sistema Prisional Brasileiro, O trabalho teve nota máxima e em breve será publicado. 

Repescando
Com tantas notícias vindas do Brasil sobre o prende e solta, prende e solta, prende e solta, envolvendo decisões dos ministros do STF, cá entre nós, sabemos todos, que o crime não compensa, tudo bem… Mas, seguramente, pode-se escolher a hora, o local e o método de trabalho… Diria o saudoso Millôr: não me perguntem por quê.

Continua depois da publicidade

Impedimento
Ao comentar nota nesta coluna de projeto que circula na Câmara dos Deputados que proibirá um árbitro de futebol no Brasil de trabalhar em jogos do time pelo qual ele torce, o leitor Paulo Vianna da Silva opina: “Como sempre, a estupidez prevalecendo. Imagina-se que algum juiz vá admitir que torce por algum clube?”