Vereadores continuam apresentando projetos inusitados por este Estado afora. Em Lages, o vereador David Morro quer que as funerárias passem a colocar placas nas entradas das capelas mortuárias divulgando o nome do morto que está sendo velado no local. A lei, segundo ele, evitaria que as pessoas entrem em velórios errados. Precisa dizer que a proposta é absurda? 

Continua depois da publicidade

 

Valeu, presidente!

Fernando Caldeira Bastos, o presidente que todos os avaianos elegem como o melhor de todos os tempos, foi sepultado na sexta-feira, como diriam os boêmios, na hora da onça beber água, na sua Ilha formosa e cheia de graça, e com as honras de um estadista que nunca tivemos. 

Nossos filhos não têm a noção de quem a cidade acaba de perder. Um homem amável, de fino trato, amigo de músicos,  autoridades, de gente simples e poderosa, da mídia, das torcidas, da política, dos bares e palcos da vida.

Continua depois da publicidade

De grande popularidade, Fernando Bastos não terá similar. Foi único. Fez o Hino do Avaí com Luiz Henrique Rosa e foi aqui no seu clube, como presidente, uma espécie de Márcio Braga do Flamengo. Um dirigente moderno, ousado, um homem apaixonado pelas coisas que o dinheiro não comprava. E que me fez ser avaiano. Foi ele que me levou para ser o mascote do time em 1965.    

 

Fim dos tempos

Sexta-feira sempre foi e por muito tempo continuará como o dia da semana com os piores engarrafamentos em Floripa. Agora, acrescente chuva, batidas, uso de celular ao volante, imprudência, falta de educação, pressa para chegar ao destino, eleição no domingo e anúncio do “fim do mundo”, assim interpretado por muitos em relação à proximidade de um ciclone. Assim foi a última sexta-feira. 

 

Canal aberto

Nem tudo vai mal: neste domingo quem manda é o eleitor. Eis que chega a hora daquele momento único frente a frente com a urna, absolutamente poderoso para cada cidadão.

Se fosse possível resumir em palavras aquilo que uma língua expressa acerca do que acontece com cada um de nós dentro da cabine eleitoral, poderia se dizer com certeza que o sigilo do voto está na combinação perfeita da razão e da emoção. Eu arrepio.

Continua depois da publicidade

 

Agora, não

Do nonagenário Glauco Olinger, do topo do ranking com seus 96 anos bem vividos, escreve à coluna para lembrar o célebre Nicolau Maquiavel, que viveu entre 1469 e 1527 e serve perfeitamente para descrever o caos atual que vivemos no Brasil: “Um povo que aceita passivamente a corrupção e os corruptos não merece a liberdade. Merece a escravidão”.
 

Primavera musical

Orquestra de Cordas da Ilha é a atração desta quarta-feira no CIC 8:30 Grandes Encontros. A orquestra subirá ao palco do Teatro Ademir Rosa às 20h30min, com dois notáveis músicos catarinenses convidados: o maestro e contrabaixista Gustavo Fontes e o violinista Juan Carlos Rossi, mestre pela Universidade Mozarteum de Salzburg, Áustria, sob a orientação do renomado violinista Benjamin Schmid. 



Novo point

Paulista Tchello Brandão, há 30 anos morando em Floripa, está pronto para inaugurar aquele que certamente será o novo point do verão na Lagoa da Conceição: o Kai (mar, oceano em havaiano) vem no sentido de um movimento de renovação da Lagoa e entorno – Rio Tavares e Campeche – nesses dois últimos anos, com novos restaurantes, bares, pousadas, shoppings, condomínios e toda uma cena esportiva que também se traduz em turismo, com segurança, e prefeitura trabalhado neste mesmo sentido.

A ideia dele é fazer na Lagoa uma espécie de Queenstown, cidade na Nova Zelândia situada na Ilha do Sul. Fica às margens de um lago cristalino cercado de montanhas. Na cidade calma, vê-se pedestres e pequenas lojas de artesanatos, bares, restaurantes, café e muito esporte radical.
 

Continua depois da publicidade

Big sorte

Construtor Paulo Almeida, da Espaço Aberto, seu filho Paulinho e mais dois sócios lançaram em Floripa sem muito estardalhaço o Big Sorte, novo certificado de contribuição da Apae Brasil, que tá sorteando milhares de reais, diariamente. Todo dia tem prêmio, todo dia tem ganhador.

Com um certificado, que custa R$ 5 e até sete chances de ganhar na semana. Pode concorrer todos os dias da semana com o mesmo certificado, à venda  no comércio local, distribuidores ambulantes, site meubigsorte.com.br ou aplicativo Big Sorte.

 

Dia D

Não há mais nada a ser dito neste momento, meu caro (e)leitor. Neste domingo você mais do que nunca é o dono do seu nariz. Não precisa seguir ninguém. Vote conscientemente, tranquilamente e  livremente em quem você quiser, porque essa é a principal conquista da democracia. Quem elege  seus governantes é o povo. Somos nós. E em quem votamos ninguém precisa saber.
 

Mudou a vida

“Cacau, o livro de Napoleon Hill, citado na sua coluna de sexta-feira, deveria ser obrigatório no ensino médio. Penso que mudaria muito nossos jovens, pois mudou a minha vida, e olha que já passei dos 60 anos. Abraços. Paulo Roberto Floriano.”

Continua depois da publicidade

 

Leia também:

 

Senadores eleitos em SC dizem em quem vão votar no segundo turno