Um cruzeiro fez uma lambança neste último domingo (2) na cidade histórica de Veneza. Desgovernado, atingiu a lateral do cais e um barco turístico, deixando vários feridos. Veneza vem debatendo como lidar com o boom turístico na cidade, algo como 20 e 30 milhões de pessoas por ano.

Continua depois da publicidade

O problema é que só cerca de 20% pernoitam. Veneza deverá cobrar em breve ingresso de turistas que ficam apenas um dia. Moradores se queixam da presença excessiva de visitantes e o turismo de massa é cada vez mais criticado. Entre os principais alvos de reclamações estão os cruzeiros, que despejam milhares de pessoas, que descem para conhecer a cidade, passam poucas horas e gastam pouco, mas geram custos de limpeza, além de lotar as áreas públicas.

Melhor mel do mundo em Floripa

Esta semana a 20ª Feira do Mel de Florianópolis, no calçadão da Av. Paulo Fontes, entre o Mercado e o Ticen, traz mais novidades, como o novo chaveiro da linha de bijoux da Prodapys, que tem a abelha como protagonista. Pela primeira vez será vendido o vinagre de mel, pela Casa Castagna. Serão comercializados ainda o hidromel (ou vinho de mel), extrato de própolis em cápsulas, cachaças, doces e cosméticos a base de mel, genuinamente catarinenses. 

Também em Floripa, um projeto bacana

Mayara Vieira, nossa colega repórter da NSC TV, esteve, no último sábado, em uma das sessões do projeto Museus Virtuais e ficou feliz em ver o pessoal de Floripa interessado em História da Arte. 

“Acho que vale um reconhecimento para este projeto que nos leva a museus do mundo sem sairmos de Florianópolis. A curadoria é do professor de História da Arte, Cláudio Toscan, que conduz a visita virtual pelo Google Museum.

Continua depois da publicidade

A sessão estava bem cheia e outras que já fui lotaram também. Teve gente que teve voltar para casa por falta de espaço. É no Paradigma Cine Art, com entrada de graça e só acontece porque tem o apoio do Corporate”.

Aula de cidadania

Quem circulou no final da manhã desta segunda-feira (3) pela Rua Esteves Junior, no Centro da Capital, presenciou uma verdadeira aula de cidadania. Alunos do grêmio estudantil da escola estadual professor Henrique Stodieck, uma das mais antigas da Capital, vendiam doces e outros produtos para arrecadar dinheiro e, com isso, ajudar na reforma do prédio. Uma das prioridades é a compra de cortinas novas.

Juízes contra

Vamos combinar, o Avaí jogou muito mais do que o Inter no domingo, no Beira-Rio. No primeiro tempo parecia até que era o time da casa e favorito. Foi um domínio absoluto. Mas aí, de novo, entrou a velha máxima do futebol de que “quem não faz, leva”. E o primeiro gol dos 2×0 ainda foi totalmente ilegal. pois surgiu de uma jogada onde o zagueiro Betão foi vergonhosamente empurrado até cair no chão, facilitando na sequência o gol de Paolo Guerreiro, que não quis nem saber do erro do juiz. Um erro que para o adversário alterou o resultado da partida. Assim como foi em BH contra o Atlético e no Rio contra o Vasco.

Oficial

Agora é o próprio ex-prefeito César Souza Jr quem confirma: ele e a mulher Francine Souza, de maneira harmonica e no interesse de seus dois filhos, estão configurando a separação. Mantendo um bom relacionamento, Francine fica no apartamento do casal em Cacupé, atuando na área de investimentos, e César na área de advocacia de infraestrutura, na qual conclui doutorado internacional.

Continua depois da publicidade