A "Velha Senhora", a ponte Hercílio Luz, continua firme como a mais votada quando se fala em símbolo/cartão-postal de Santa Catarina, com 42% de citações espontâneas, conforme pesquisa de opinião recente de iniciativa do Instituto Mapa. Interessante que o segundo lugar é a indicação Florianópolis (7%), logo atrás Serra do Rio do Rastro (6%) e Balneário Camboriú (4%). Importante: o levantamento do Mapa junto a mil entrevistados aponta a liderança expressiva da ponte em todas as seis mesorregiões do Estado. Agora imagina quando for reinaugurada. Viverá mais 100 anos como imagem símbolo de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Só perolas

A turma lá de Paulo Lopes "querem" saber: 'urgência urgentíssima' é para ontem?

Imagina então o que não for urgente: fica para o próximo milênio.

Continua depois da publicidade

Confira: Projeto "Creche e Saúde Já" deve ser votado na sexta-feira pela Câmara de Florianópolis

Cadastro positivo

Enquanto Mark Zuckerberg depõe no Congresso norte-americano tentando explicar o vazamento de dados do Facebook, e a Uber confirma que uma falha expôs os dados de 196 mil usuários em nosso país, o brasileiro ainda fecha os olhos para o projeto de lei que a Câmara dos Deputados votará em regime de urgência: o PLP 441/17, chamado Cadastro Positivo. Quem faz o alerta é o vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina, Guilherme Gaya. O projeto permite que os dados sobre qualquer compra ou compromisso financeiro de uma pessoa ou empresa sejam obrigatoriamente repassados aos serviços de crédito, independentemente da vontade do cidadão. Gaya aponta que isso fere o direito à privacidade e legitima uma prática comercial irregular, combatida pelo Código de Defesa do Consumidor. Aliás, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acaba de divulgar uma pesquisa revelando que o uso indevido de dados pessoais fez crescer em 1.344% as reclamações contra serviços como Serasa e SPC de 2015 para 2017.

Perguntar não ofende

Vendo esses protestos na frente da PF/Curitiba e a invasão do "tiprecs"/Guarujá, o leitor e amigo Rogério Bonnassis de Albuquerque entende que seria justo e transparente ser apurado e divulgado com quem e desde quando os manifestantes mantêm contrato de trabalho (nem precisaria ser explicado se foram dispensados de trabalhar em dia útil para fazer as arruaças).

Veja essa: Homens com fantasias de "La Casa de Papel" são detidos tentando invadir centro de triagem

Continua depois da publicidade

Torcida

A final do Global Legal Hackathon (GLH) ocorre no sábado, em Nova York, e a grande solução vencedora da maratona de programação poderá ser manezinha. A "Apresente-se", que ganhou a etapa de Floripa, é a única representante da América Latina na etapa final do GLH.

Não agradam

O que de mais importante a pesquisa presidencial de intenção de votos do Datafolha trouxe no fim de semana foi uma aversão a todos os candidatos já colocados, quando brancos e nulos lideram em nada menos do que seis versões diferentes.

Mas a pesquisa ficou incompleta: deveriam saber para qual país você, eleitor, se mudaria com a opção destes candidatos na próxima eleição?

Dois pesos, duas medidas

Cerca de 235 mil pessoas estão presas no Brasil sem condenação. A maioria delas é pobre e sem condições de pagar um bom advogado. O assunto entrou no debate público com a Lava-Jato e voltou ao rodapé dos jornais com caso Antônio Palocci, que teve habeas corpus negado pelo Supremo na semana passada. Para muitos, a decisão contra Palocci foi equivocada e movimentos organizados se manifestaram a seu favor. "Por que essas pessoas indignadas com as prisões preventivas da Lava-Jato – questiona o advogado Álvaro Gubert – não demostram a mesma indignação com os milhares de pobres trancafiados nas cadeias, sem julgamento e sem um razoável direito à defesa, muitas deles mantidos presos injustamente? De onde vem este estranho hábito de se usar dois pesos e duas medidas?"

Continua depois da publicidade

Sunset na Vila

Neste sábado, a NSC Comunicação promoverá um sunset em Itajaí no lounge vip da Vila da Regata Ocean Rave, uma pequena celebração com parceiros e clientes da região de toda a cobertura do grupo no evento. Com estúdio dentro da Via da Regata durante os mais de 10 dias, a NSC está levando informações para todo o Estado e o Brasil. O sunset, das 17h30min às 19h30min contará com a presença de apresentadores da casa e trilha sonora assinada pelo colunista.

Tudo sobre o Volvo Ocean Race

Parceria

Detentor dos direitos autorais para cinema do primeiro livro do jornalista Marco Antônio Zanfra, "As covas gêmeas", o cineasta Zeca Nunes Pires prestigiou o lançamento do segundo livro do autor, "A rosa no aquário". Quem sabe pinte por aí um novo filme, já que a roteirista Sandra Nebelung também esteve dando suas pinceladas pela área!

Leia também as publicações de Marcelo Fleury e de Estela Benetti