Depois da Ilha da Magia ser considerada a quinta no ranking de cidades inteligentes, mais uma iniciativa promete: é que pesquisadores da Udesc/Esag, em parceria com a UFSC e convênio com a Universidade de Bolonha, na Itália, estão desenvolvendo soluções para a gestão de cidades. Acabam de lançar o ParticipACT, um aplicativo gratuito, específico para coletar informações relacionadas aos problemas do dia a dia de Floripa. Os moradores de Floripa podem registrar no ParticipACT os problemas da cidade apontando no mapa o local da ocorrência e descrevendo-a em texto, áudio e vídeo. 

Continua depois da publicidade

 

Petrobras

Jornalista Paulo Francis no programa Manhattan Connection descumpriu a pauta e contou um caso de um amigo dele que chegou em sua casa reclamando da Petrobras que, naquela época, o presidente Joel Rennó tinha mudado as regras, e feito ali uma “maracutaia”. Sabendo disso, Francis começou a denunciar a Petrobras falando que, desde 1953, quando foi fundada, sempre roubou, sempre teve corrupção, tirou dinheiro do povo etc e tal, prosseguindo nas denúncias. Logo depois a diretoria da Petrobras (leia-se Rennó) entrou com um processo milionário contra Paulo Francis que o levou a um estado de depressão e tristeza profundos, vindo a morrer depois.

André de Almeida, autor do livro “A Maior Ação do Mundo”, que relata detalhes do processo contra a Petrobras nos EUA, pegou este caso e fez um levantamento sobre a questão da corrupção na Petrobras, debruçando-se também  sobre o processo que a empresa brasileira moveu contra Francis e provou que ele morreu inocente e certo. 

Continua depois da publicidade

 

Imperdível

De quinta a sábado dessa primeira semana de outubro, Priscila Prade trará para Floripa o espetáculo “O Som e a Silaba”, com Alessandra Maestrini e escrita e dirigida pelo Miguel Falabella. O musical ganhou na semana passada o prêmio de melhor roteiro no Prêmio Bibi Ferreira.

 

Palacete

Quem passa pela Avenida Mauro Ramos, na altura do Banco Redondo, em Floripa, já volta a se encantar com a imponência da casa onde morou o ex-governador Hercílio Luz. Seu restauro, em fase adiantada, já deixa visível os esforços positivos da recuperação arquitetônica de edificação do final do século 19. Para coroar esse presente que Florianópolis está prestes a receber de volta, a obra ganhará projeto paisagístico assinado por Benedito Abbud, referência nacional e internacional em paisagismo na atualidade.

 

Festa no Café

O ex-marido de Anitta, Thiago Magalhães, agitou no Cafe de La Musique, no último sábado, ao lado de Adriano Imperador e outros colegas. Em suas redes sociais, o jogador escreveu: “Tudo dando certo, graças a Deus”. Anitta e Thiago resolveram separar as escovas de dentes no início de setembro, menos de um ano após sacramentarem a união. 

 

Período integral

Em relação à nota “Polêmica”, publicada na edição de fim de semana desta coluna, a Secretaria de Estado da Educação informa que 30 escolas possuem período integral – 11 mantidas pelo Estado e 19 pelo Ministério da Educação. Todas serão mantidas em 2019, seis irão integrar o Projeto Piloto do Novo Ensino Médio. As vagas nos Centros de Educação Profissional (Cedup) serão mantidas. A SED reitera o compromisso em investir na qualidade do ensino. Guardem bem essa notícia. 

Continua depois da publicidade

 

Sugestão

Pegue a esposa, faça uma pipoca, desligue o celular e o telefone de casa, alongue o sofá e assista “De Carona para o Amor”, produção francesa, no Now, na NET.

 

Sem pressa

Foi só uma imagem ilustrativa da marina da Beira-Mar Norte correr as redes sociais e muita gente já começa a perguntar quando ela inaugura. Um mané de língua afiada, mas cheio de fundamento, dá uma pista: se o guarda-sol que o Esperidião prometeu nos anos 80 ainda nem foi colocado, imagina então construir uma marina inteira. Se for então falar da ponte Hercílio Luz…. Deixa pra lá.

 

Salve-se quem puder

Aqui em Santa Catarina ainda temos controles razoáveis do aparelho penitenciário, apesar da presença ostensiva de facções criminosas. Mas nem todo lugar é assim. Em Roraima, por exemplo, um detento que é réu em um processo por tráfico de drogas internacional deveria ir depor numa vídeo-conferência. A facção que controla o presídio o impediu de sair e a própria direção da unidade reconheceu que é isso mesmo, os caras ficam soltos lá dentro e dão as ordens.

 

Leia também:

Táxi-voador é solução para Floripa