Seis em cada 10 eleitores (59,3%) apontam os noticiários e programas de TV como uma de suas principais fontes de informações sobre política, eleições e candidatos. Logo em seguida vem a Internet e suas redes sociais como fontes mais citadas. Cabe destacar que o boca a boca (mouth to ear) também está entre as principais fontes para cerca de 40% dos eleitores.

Continua depois da publicidade

Levantamento é do Instituto Mapa, que tem sede em Floripa, e que vai de encontro ao que Cacau noticiou na última quinta (20) sobre a grande pesquisa nacional da CNI Ibope sobre Retratos da Sociedade para quem pretende ocupar um cargo no Legislativo ou Executivo.

 

Bola cheia

Ministro Jorge Mussi é hoje o catarinense com maior prestígio nacionalmente. Tanto em Brasília quanto em Floripa, sua terra natal, o ministro recebe tratamento de personalidade. Merecido, por sinal.

Continua depois da publicidade

 

Tratamento VIP 

Projeto de Lei que regulamenta os aplicativos de transporte em Floripa acaba de ganhar nova polêmica no Legislativo municipal. Trata-se de decisão da Procuradoria da Câmara de considerar que o projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça. Agora, num projeto que atrapalha o serviço, considerou que três é maioria de sete. O projeto tramita agora na Comissão de Viação e Obras. Pelo visto a regulamentação está recebendo tratamento VIP na Câmara.

 

Alarme falso
 

A balsa que chegou com o vento sul na praia da Saudade, a principal de Coqueiros, não era, como se esperava e desconfiou-se, para a recuperação do trapiche que interditou o único pier do continente. Local continua fechado, sem ninguém trabalhando e nem a balsa que trouxe tantas esperanças aos moradores, não só do bairro, como de toda a cidade, também já desapareceu. Enquanto nega-se um espaço para o lazer, aumenta em Coqueiros as ocorrências policiais. Com certeza não é essa a cidade que queremos.

 

Fama

José Carlos Bezerra, que faleceu na quarta-feira (19) em Floripa, não foi só o principal árbitro de futebol de todos os tempos em Floripa. Foi também, sozinho, melhor e até mais conhecido no Estado, na sua época, do que Avaí e Figueirense juntos.

 

Em casa

Revista Náutica deste mês reporta a história de Marcelo Schurhaus, do município catarinense de Guabiruba, que teve, há cinco anos, a ideia de construir um veleiro em casa. Nada demais, visto que muitos resolvem construir o seu barco no quintal quando não têm condições de comprar um.

Continua depois da publicidade

O inédito é que Marcelo transformou em estaleiro a lage da garagem, quase na altura do telhado do domicílio. “Eu precisava de um local que, depois, permitisse o acesso de um guindaste para tirar o barco, quando ele ficasse pronto”, justifica o “engenheiro naval”. No fim das contas, o veleiro custou R$ 150 mil. Tem um detalhe: em Guabiruba não tem mar. Mas o problema foi resolvido. O barco foi trazido para Floripa.

 

Nosso vinho

Não é só a Argentina que produz bons Malbec, o Brasil também. A Grande Prova Vinhos Brasil 2018 reuniu entre os dias 27 e 30 de agosto 24 jurados que elegeram na maior prova às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado um Malbec de Santa Catarina, da vinícola Kranz, como o melhor da categoria no Brasil. Os bons resultados não param por aí, visto que a Kranz totalizou 10 medalhas. A vinícola Leone di Venezia ficou com o melhor branco de outras castas com um vinho da uva Garganega. Os resultados demonstram todo o potencial do Estado na produção vitivinícola, o que resultou em 33 medalhas.

 

Toques

Valeu, rapeize! – Pelo 14° ano consecutivo, Cacau é apontado em pesquisa com alunos do Colégio Energia de Barreiros o colunista mais lido e assistido de Florianópolis. Na mesma pesquisa, o DC foi o jornal mais lembrado entre os estudantes.

FOOD TRUCKS – Vocês sabiam que São Paulo é o segundo melhor destino do mundo para comer em food trucks? E sabem o que isso representa? Que paulista adora comer na rua, na correria do seu dia a dia.  

PIANISTA – Faleceu na última quinta (20) em Floripa o pianista Nelson Padilha, que marcou época em Floripa tocando nas grandes festas do Lira e do Doze. Gentleman, talentoso, seguia a linha dos pianistas de jazz americano. Trabalhamos juntos na Radio Diário da Manhã.
 
CAMINHADA – Neste sábado (22), o bairro Ratones, norte da Ilha, receberá o “Circuito Sesc de Caminhadas na Natureza”, projeto que reúne atividade física e lindas paisagens do Estado em eventos especiais ao longo do ano. Ao longo do percurso de 7,3 quilômetros, os participantes poderão apreciar as belezas da localidade, sua vegetação exuberante e a biodiversidade.

Continua depois da publicidade

 

Leia também:

Procissão do Senhor dos Passos, em Florianópolis, é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil