Uma das áreas em que a tecnologia mais avança é, sem dúvida, a medicina. Se há 10 anos alguém contasse ser possível evitar uma cirurgia e corrigir um problema apenas sentando por alguns minutos em uma cadeira, ninguém acreditaria. Mas isso já é realidade aqui. Dois médicos de Floripa, a ginecologista Luísa Guedes e o urologista Henrique Peres Rocha, trouxeram para Santa Catarina o primeiro equipamento que trata incontinência urinária apenas por ondas eletromagnéticas emitidas por uma cadeira.
Continua depois da publicidade
Não se trata de medicina alternativa, e sim de tecnologia de ponta: de alta intensidade, as ondas eletromagnéticas provocam 11 mil contrações na musculatura da região pélvica em apenas 28 minutos. Os estudos mostram que em seis sessões há melhora em 95% do problema.
Floripa em Movimento
Em pleno agosto, mês de maior retração de turistas, Florianópolis vai receber milhares de visitantes e mobilizar outros tantos moradores no Floripa Conecta. Serão nove dias de eventos, de 9 a 18 de agosto, envolvendo tecnologia e economia criativa, em frentes como artes plásticas, música, gastronomia, design, games, marketing etc. Vários espaços da cidade serão ocupados, inclusive simultaneamente, em uma das mais amplas e conectadas iniciativas já promovidas na capital catarinense, com a assinatura da ACATE, ACIF, CDL, FIESC, SEBRAE e Prefeitura.
Milonga
Fundação Cultural Franklin Cascaes convida os leitores munícipes a participarem do Milonga na Praça. Este evento acontece no último sábado do mês, na Praça dos Namorados, no Centro. O projeto é um evento de Baile de Tango em local aberto e público, gratuito, que visa integrar a dança em um espaço da cidade, que valorize a arte e a paisagem deste lugar.
Um Japão do futuro
Uma Tóquio contemporânea e futurista surge no Centro de Florianópolis. É a Electra Ramen, primeiro ramen bar da cidade, especializado no tradicional noodle japonês. O cardápio conta com dois tipos de ramen para atender a todos: o tradicional e o vegano. Inspirado no cenário underground da capital nipônica, o restaurante conta com luzes brilhantes e placas de neon. O projeto arquitetônico é de Emanuella Wojcikiewicz, responsável por diversos projetos de bares e restaurantes conceituais da cidade. A Electra Ramen fica na Avenida Rio Branco, 533.
Continua depois da publicidade
Do leitor
"Caro jornalista Cacau Menezes. Chama atenção a ausência de humildade na resposta que te deram ontem os mais de 20 arquitetos e engenheiros que defendem uma absurda curva de 90 graus na saída da Ponte Hercílio Luz. Talvez sejam os mesmos que deram aval para os elevados aleijados do Itacorubi e do Rita Maria, aqueles que entram em duas pistas e finalizam com uma. O contraponto encaminhado à coluna, em tom sarcástico, é recorrente quando alguma crítica é feita as obras municipais. Parabéns pelo trabalho. Mathias Ducal."