Sincronização das sinaleiras em Floripa precisa de manutenção. Faz mais de um ano de contrato e nem na Beira-mar Norte funciona. As demais sinaleiras na cidade continuam naquele abandono de sempre. Luzes piscando em ritmo de carro alegórico de carnaval, ou senão estão queimadas, sinaleiras tortas pelo vento e assim vai… sem falar nas de pedestres… estas é outro "causo".

Continua depois da publicidade

Amarelou

Fonte ouvida pelo Serviço Secreto do Cacau confirma a falta da receita amarela, fornecida pela Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado, indispensável para a compra de medicamentos como a morfina, usada no tratamento de dor intensa, e o metilfenidato (Ritalina), usado no controle do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e da depressão. Médicos catarinenses estão racionando o fornecimento da receita aos pacientes na tentativa de evitar a sua falta.

Já os hospitais estão sendo autorizados a comprar a morfina por meio de receituário normal, mas a medida é provisória. No início da semana, a Vigilância Sanitária enviou nota à coluna garantindo que não faltará morfina nos hospitais, mas não esclareceu porque está restringindo o fornecimento da receita amarela.

Lendária

Na cerimônia do Oscar, domingo à noite, Lady Gaga roubou a cena. Primeiramente, ela ganhou a estatueta de melhor canção e mostrou todo seu talento na execução desta música ao piano e voz acompanhada de Bradley Cooper. Nada de recursos digitais, ou seja, no gogó Gaga deu um banho. Além disso, teve o espetacular colar de diamantes que ornou seu pescoço, usado em público pela terceira vez, a última, em 1961 pela atriz Audrey Hepburn. A joia da Tiffany, empresa especializada em joias de luxo, foi criada em 1957 e, se estivesse à venda, custaria hoje cerca de R$ 110 milhões.

Partiram

Senador Esperidião Amin e a mulher, deputada federal Angela Amin, prestigiaram a Feijoada do Cacau no sábado e no domingo já embarcaram para Barcelona, onde até amanhã participam da primeira missão oficial fora do país. Ambos fazem parte da comitiva da Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas que participa do GSMA Mobile World Congress 2019, considerado o mais importante evento de telecomunicações do mundo.

Continua depois da publicidade

Como assim?

A poderosa Federação Nacional de Bancos, entidade sindical patronal que reúne o setor financeiro no Brasil, faz uma campanha onde defende que "os juros precisam baixar mais para o país crescer". Na contrapartida, cartões de crédito cobram taxas escorchantes de quase 12% ao mês.

No cinema

Rede de cinema de um shopping na Ilha está vendendo cerveja para consumo também no interior das salas de exibição. Dependendo do filme, até que cai bem cerveja com pipoca, desde que seja com moderação.
 

A rigor 

Todo ano é a mesma polêmica. Terça-feira de Carnaval é feriado ou não é? A rigor não é, mas como no Brasil nada que é a rigor é a rigor, acaba ninguém trabalhando. Mesmo porque, cá entre nós, seria o cúmulo do absurdo trabalhar numa terça-feira de Carnaval. Capaz até de ser pecado. Em Brusque, no Vale do Itajaí, as autoridades deram uma de espertalhonas. Criaram uma lei municipal transferindo o feriado da terça-feira para a segunda-feira. Então, na terça todo mundo trabalha? Não e é aí que mora a esperteza. Nas terças-feiras carnavalescas o prefeito decreta ponto facultativo. Ou seja: trabalha quem quer. Assim é fácil ser feliz.

Criando problema

Ao invés de facilitar, o IPUF complicou o embarque e desembarque de alunos do Colégio Catarinense, um dos maiores e mais tradicionais de SC, na Esteves Júnior, e também do Menino Jesus por tabela. Motoristas de vans escolares e pais de alunos reclamam da implantação da calçada estendida com ciclofaixa em frente ao CC. Ficou tudo mais estreito e perigoso, com crianças e jovens misturados com as bikes. Sem falar no aumento da fila, que nesta segunda-feira por volta do meio-dia chegava à Tenente Silveira.

Continua depois da publicidade

Mestre 

Rodrigo de Haro completa 80 anos no dia 6 de maio, quando a exposição comemorativa no Masc ainda estará em cartaz. A noite de abertura, hoje, aliás, tem tudo para ser um dos eventos culturais mais movimentados dos últimos tempos. Como definiu um amigo, Rodrigo, por sua obra e personalidade, é o nosso Oscar Wilde! 


Pra chinês ver 

Foi uma verdadeira maratona de jornalismo. E foram guerreiros. Em quatro dias e meio, o time de correspondentes da Agência de Notícias Xinhua, da China, percorreu cinco cidades e produziu nove matérias mais um minidocumentário. Além das imagens, a equipe gravou entrevistas com mais de 20 pessoas. As gravações foram realizadas em Joinville e quatro cidades do litoral catarinense: Piçarras, Porto Belo, Floripa e Palhoça. As pautas? economia, tecnologia e inovação, cultura, turismo e até gastronomia. Nas pautas de turismo, o objetivo é mostrar que Santa Catarina é muito mais do que sol e mar no verão. Dá pra viajar pelo litoral, também, durante o ano inteiro. Apresentaremos as opções nas reportagens de turismo de aventura, cultural, de eventos e negócios, gastronômico e a cereja do bolo: turismo de experiência.

Sem programar

Mais de 60% da procura – e da compra – online por passagens rodoviárias são para viagens no mesmo dia ou para o dia seguinte. Os dados são de estudo feito pelo portal de informações BuscaOnibus, com sede em Floripa, e que processa mais de 12 milhões de pesquisas por mês. Há uma série de fatores que explicam esse comportamento, avalia o fundador da empresa, José Almeida: "desde a falta de promoções no preço das passagens de ônibus, como ocorre no aéreo, até o hábito do brasileiro de comprar a passagem na rodoviária imediatamente antes da viagem".