Um dos lugares mais tradicionais de Floripa, o Café do Ponto Chique, também conhecido como Senadinho, no Centro da cidade, amanhece nesta sexta-feira fechado. E assim ficará até que apareça um novo dono.
Continua depois da publicidade
Caso polêmico
Observadores da cena jurídica discordam da leitura segundo a qual o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ao conceder habeas corpus ao homem preso sob acusação de posse de um fuzil AR-15 em Floripa, tenha concordado com a juíza que o liberou em audiência de custódia, ainda mandando a PM explicar por que ele foi apresentado sem camisa.
De acordo com os entendidos, o ministro considerou que o Ministério Público usou um recurso incabível ao pedir a prisão do homem ao Tribunal de Justiça do Estado, por isso suspendeu a decisão. Uma questão meramente processual, portanto. O mérito do caso ainda vai ser julgado no STJ, e o relator é o ministro ilhéu Jorge Mussi.
Na pista
Parece que a empresa aérea Nordwind inaugurou a rota Moscou-Caracas. Só não se sabe ainda com quantos voos semanais.
Quem paga?
Carlos Alberto Schneider obteve grande vitória no TJSC na ação contra a Unidos da Coloninha, escola na qual o carnavalesco fez fama. Os desembargaores da 5ª Câmara de Direito Civil, por unanimidade, deram provimento ao recurso do carnavalesco a fim de permitir a penhora dos repasses de verba pública da prefeitura para a escola de samba. A dívida se refere ao trabalho desenvolvido no Carnaval de 2015, ano em que a Coloninha foi campeã.
Continua depois da publicidade
Agora um outro problema: segundo a prefeitura divulgou, o Carnaval deste ano e os próximos dois na passarela Nego Quirido serão de responsabilidade da empresa do senhor Rolf Krieger, sócio do vereador Guilherme Pereira na Peixada do Gui, que ganhou o edital justamente para que a prefeitura não invista mais nada nas escolas de samba, na operação dos desfiles e na Passarela Nego Quirido. Então a dúvida: quem vai pagar essa conta?
Pretty Woman
Marina Andrade, cofundadora da Confraria Pretty Woman, está comunicando ao distinto público o segundo encontro no próximo dia 9 de fevereiro, no restaurante Quatro Estações, anexo ao Primavera Garden, na SC-401. A Pretty Woman é uma confraria de mulheres com propósito de ajudar outras mulheres, quer seja no lado profissional, emocional ou pessoal. Começaram com o primeiro encontro em setembro de 2018 e desde então estão ganhando muitas seguidoras e recebendo feedbacks positivos sobre o trabalho. A mentora é a empresária Adriana David Maria, 51 anos, proprietária da Lumma Construtora, liderando um grupo bem eclético.
Beto Carrero
Em atenção à nota publicada no site do TJSC, e comentada quinta-feira nesta coluna, a direção do parque Beto Carrero World informa que a determinação judicial foi cumprida em todos os moldes estabelecidos, concedendo-se a meia entrada também nas vendas online a quem apresenta os documentos pertinentes.
"O controle é feito no acesso ao empreendimento, a fim de que seja realizada a validação do documento que o portador informou ter no ato da compra online, em efetivo cumprimento aos preceitos da lei."
Continua depois da publicidade
Conta da educação
É por causa de números como os do recente levantamento da Fundação Getúlio Vargas que os olhos dos pais brilham quando se fala em escola particular. Pelo Ideb, entre todos os Estados, a rede privada de Santa Catarina obteve a primeira colocação nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. O dado foi divulgado pelo economista Salomão Quadros, da FGV, na festa dos 55 anos do Sindicato das Escolas Particulares do Estado, que reuniu líderes educacionais e imprensa.
Sem retorno
O levantamento feito pelo portal da Transparência mostra o abismo entre o que o governo federal gasta e o que volta em termos de investimentos. Neste ano, o governo federal superou os R$ 1,12 trilhão em gastos diretos desde o início do ano, mas os investimentos representam apenas 1,1% do total. Quem paga esta conta é o nosso suor transformado em impostos, os mais altos do mundo.
Assunto de quinta-feira
ACOJ, Associação Catarinense dos Oficiais de Justiça, esclarece que a informação de instauração de Processo Administrativo Disciplinar mencionado em sua coluna de fato procede, mas não se trata de PAD contra oficial de justiça, e sim contra oficial da infância e juventude, carreira distinta e com atribuições específicas.
Sabe-se que o referido servidor há algum tempo tem enfrentado problemas de saúde, que foram agravados pela pressão diária do exercício de suas funções (grande volume de mandados e prazo apertado para seu cumprimento, dificuldades de locomoção no trânsito, violência, calor e etc).
Continua depois da publicidade
Não gostou
Advogado Nestor Lodeti, ex-presidente do Figueirense e pai de juiz de Direito, a propósito de nota nesta coluna e dos esclarecimentos do governador Moisés, "que torcemos para que tenha uma gestão ética e exitosa", repassa as duas últimas faturas remetidas pela Celesc, de um pequeno apartamento no extremo norte da Ilha, ocupado por apenas nove dias, do dia 26/12/18 até quinta-feira, 31, mas, curiosamente com o valor da fatura multiplicado por quatro".
Entende Lodeti que sobre este caso específico as breves explicações de S. Exa o governador não foram plausíveis.
Refúgio
Está tão calor em Floripa que a turma tá lotando a Catedral Metropolitana, não para rezar, mas para aproveitar o ar-condicionado. Tem gente que passa o dia lá dentro.
Toques
REFORÇO. O café da manhã vai ficar ainda mais saboroso a partir do próximo dia 7, quando a rede Bob's trará uma novidade para a primeira hora do dia: omelete com bacon e queijo. O preço sugerido do combo é a partir de R$ 9,50.
Continua depois da publicidade
EM ALTA. A arquiteta catarinense Larissa Diegoli ficou em primeiro lugar nas categorias cozinha e living do concorrido concurso Hall da Fama, núcleo Casa, da etapa regional. A talentosa profissional segue agora para a etapa nacional. Adelante Larissa!.
PORTUGAL. O advogado e conselheiro eleito da OAB, Adriano Tavares da Silva, apresentou na Universidade Autônoma de Lisboa, nesta semana, seu trabalho sobre a responsabilidade civil do Estado nos casos de erro do Judiciário, como as prisões ilegais.