A prefeitura de Florianópolis deveria disseminar o espírito da Operação Veraneio, implementada às vésperas do verão, para que os trabalhos das suas secretarias e órgãos de assessoramento ganhassem desafios diários, no sentido de (re) construir a cidade em busca da felicidade dos seus moradores.

Continua depois da publicidade

A cidade que é boa para seus habitantes torna-se melhor ainda para os turistas. É necessário e urgente trocar a maquiagem de Florianópolis no verão por soluções fáceis capazes de humanizá-la, numa simbiose entre a natureza privilegiada e o desenvolvimento tecnológico e de serviços.

A Ilha, por exemplo, precisa ser atraente nos 365 dias do ano. Para isso, basta saber planejar o aproveitamento de suas singularidades, com ciclovias, trilhas e a revitalização da sua rica cultura.

Leia também: Lentidão na recuperação da Hercílio Luz

FOTOS: Confira quem é destaque na Coluna do Cacau deste fim de semana

Continua depois da publicidade

 

Partiu Portugal

Ao desembarcar nesta sexta-feira (27) em Lisboa em voo comercial lotado com 300 passageiros a bordo, casal amigo da coluna aqui de Floripa constatou a nova rota dos brasileiros. Portugal tem 10,5 milhões de habitantes e vêm recebendo 23 milhões de turistas por ano, sendo mais da metade brasileiros, em grande número de SC. Portugal é um arraso.

 

Nem pensar

Antônio Fagundes, um dos melhores atores do Brasil, toparia subir no palanque de algum candidato a presidente da República, como o fazem vários outros artistas? Chico Buarque é um deles. Fagundes jamais subiria. “Nem pensar. Me inclua fora dessa”, respondeu ele ao ser indagado por Cacau a respeito na entrevista que me concedeu no Jornal do Almoço, sexta-feira. O ator, junto a um elenco que ele considera “excelente”, encena a peça Baixa Terapia – sexta-feira e neste domingo às 18h no CIC. Quem já assistiu – ficou mais de um ano em cartaz em São Paulo –  recomenda com cinco estrelas.

Leia entrevista de Antônio Fagundes para a Revista Versar

 

Vodka

Federação Russa é considerada uma das cinco potenciais mundiais, não tanto pela força de sua economia, que é maior do que a brasileira, mas porque tem assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, é a maior produtora de petróleo do mundo e abastece vários países europeus com gás natural através da Gazprom. Imaginem se os russos fechassem as torneiras do gasoduto no rigor do inverno.

 

Capital do triathlon

Levar este ano o Ironman 70.3 para a praia de Ingleses foi uma decisão mais do que acertada, me diz o dono da prova no Brasil, Carlos Galvão. “Uma prova com um setup novo e que sem dúvida foi extremamente positiva, ainda mais pelos feedbacks que tivemos dos atletas e público. Obviamente que temos uma série de melhorias para fazer, mas são ajustes finos e o evento veio para ficar”.
Isso só reforça que Floripa se torna a capital nacional do triathlon com a realização dos três maiores eventos da modalidade na América Latina: o Ironman Brasil (em maio, em Jurerê), o Ironman 70.3 e o Triday Series, que será realizado em agosto, também em Ingleses.

Continua depois da publicidade

 

Ego de palha

“O futebol é uma moda fugaz. Vai haver por aí uma excitação, um furor dos demônios, um entusiasmo de ego de palha que não durará um mês.”
Graciliano Ramos, escritor, em 1918, errando feio na as previsão.

 

Baile de Máscaras

Com o tema “As Quatro Estações”, Nova Veneza promove o tradicional Baile de Máscaras 2018 que abre as comemorações da Festa da Gastronomia Típica Italiana, dia 2 de junho. O evento, sempre concorrido, será no dia da abertura, às 21h, nas dependências do Palazzo Delle Acque.

 

Programação frenética

Grupo Novo Brasil preparou um circuito com 14 festas para os baladeiros que estarão pela Ilha a partir desse fim de semana. As casas Art’s (Centro), Milk Club, Donna e Acqua (Jurerê) e Le BarBaron (praia Brava) recebem festas que prometem agitar o período de feriado prolongado em Floripa, trazendo, inclusive, nomes de peso para compor os line ups dos points.

 

Tudo aberto

O Grupo ALL, uma das principais empresas do setor de entretenimento da região Sul, proporciona uma programação especial em diversas cidades do litoral catarinense, com opções variadas para o público local e para os turistas que chegam de todo o Brasil para esticar o feriado de 1o de Maio.  Além disso, Floripa recebe cerca de 4 mil estudantes que farão parte do Circuito Super Praia, trazendo recursos e movimentando a economia da cidade. Entre as atrações, o showcase Winter Play neste sábado, no Cafe e la Musique, e no domingo Moletchan – Molejo e É O Tchan juntos no Stage Musick Park.

Continua depois da publicidade

 

Leia outras publicações de Cacau Menezes